Ar-condicionado caseiro e barato; aprenda a fazer essa “engenhoca”

Criar um ar-condicionado caseiro e barato pode ser uma solução para fornecer algum alívio em dias quentes. Confira!

Novembro e dezembro são meses que frequentemente trazem consigo um calor intenso. Para combater esse desconforto térmico sem impactar significativamente o orçamento, a solução está em construir um ar-condicionado caseiro. Este projeto é simples, acessível e eficaz, proporcionando uma maneira econômica de manter o ambiente fresco.

Criar um ar-condicionado caseiro e barato pode ser uma solução para fornecer algum alívio em dias quentes. Confira!
Frio (Pxhere/Reprodução)

Materiais necessários

Para construir o ar-condicionado caseiro, você precisará dos seguintes materiais:

  • Um ventilador;
  • Uma caixa de isopor com tampa;
  • Duas garrafas de plástico;
  • Uma mangueira de aspirador de pó

Passo a passo

O processo de montagem envolve as seguintes etapas:

  1. Faça dois furos na tampa da caixa de isopor, um em cada lado, com um tamanho adequado para a mangueira do aspirador de pó;
  1. Corte a mangueira de aspirador de pó em duas partes iguais;
  1. Corte os gargalos das duas garrafas de plástico e faça dois pequenos furos em cada um dos gargalos, também nos lados opostos;
  1. Fixe a parte mais estreita dos gargalos em uma das extremidades de cada metade da mangueira, usando fita adesiva;
  1. Insira as outras duas pontas da mangueira nos furos feitos na tampa da caixa de isopor;
  1. Pendure os gargalos das garrafas no ventilador usando clipes, um na frente e outro atrás.

Utilização

Após montar o ar-condicionado caseiro, é necessário ativá-lo. Encha a caixa de isopor com gelo e feche a tampa. Ao ligar o ventilador, o ar frio gerado será direcionado pelos tubos formados pelas garrafas de plástico, espalhando frescor pelo ambiente. 

Assim, com materiais simples e um processo de montagem descomplicado, é possível obter um ar-condicionado caseiro econômico e eficiente.

Benefícios do ar-condicionado caseiro

Além de proporcionar conforto em climas quentes, essa solução traz benefícios adicionais. A utilização do ar-condicionado caseiro reduz significativamente os custos de energia em comparação com os aparelhos tradicionais. Isso é particularmente relevante, uma vez que o uso frequente de aparelhos de ar-condicionado convencionais pode resultar em contas de energia consideráveis.

Em outras palavras, com a criação do ar-condicionado caseiro, é possível resolver dois problemas de uma só vez: o combate ao calor intenso e a redução das despesas com eletricidade. Além disso, a reutilização de materiais como a caixa de isopor, garrafas de plástico e mangueira de aspirador de pó torna essa solução amigável ao meio ambiente.

Engenhoca útil 

Diante das crescentes preocupações com os custos de energia e a busca por alternativas sustentáveis, a construção de um ar-condicionado caseiro se destaca como uma opção viável. Este projeto simples oferece um respiro do calor intenso e, ao mesmo tempo, ajuda a manter as finanças sob controle.

Com os materiais básicos e um pouco de habilidade, qualquer pessoa pode desfrutar de um ambiente fresco e agradável, mesmo nos dias mais quentes, sem pesar no bolso. Lembre-se de que, ao adotar essa solução, você não apenas estará cuidando do seu conforto pessoal, mas também contribuindo para a redução do consumo de energia e a preservação do meio ambiente.

Esta é uma abordagem prática e consciente para enfrentar o calor, ao mesmo tempo em que apoia a sustentabilidade.

Sofrendo com o calor? Confira esta dica de ar-condicionado caseiro no vídeo a seguir:

você pode gostar também