Doença grave que afeta rins de criança tem NOVO TRATAMENTO; confira

Uma notícia revolucionária surgiu recentemente, revelando uma terapia medicamentosa que pode salvar crianças da insuficiência renal potencialmente fatal causada por intoxicação alimentar. Médicos britânicos anunciaram a descoberta de uma nova aplicação do medicamento eculizumab, que já era utilizado no tratamento de uma doença genética rara do sangue. Agora, essa substância se mostra promissora na prevenção de diálises, transplantes e até mesmo mortes em casos de Síndrome Hemolítico-Urêmica, uma condição associada à intoxicação por E. coli.

Confira o novo tratamento para esta doença grave em crianças.
Criança (Pixabay/Reprodução)

A ameaça da intoxicação alimentar e a insuficiência renal em crianças

A insuficiência renal em crianças é uma preocupação séria, e a bactéria E. coli produtora de toxina Shiga é uma das principais causas desse problema. Essa infecção é frequentemente adquirida por meio do consumo de alimentos contaminados, e seus sintomas podem variar desde cólicas leves até diarreia com sangue e vômitos.

Em cerca de um em cada dez casos, a toxina Shiga entra na corrente sanguínea a partir do intestino, causando coágulos e lesões nos rins, resultando na temida Síndrome Hemolítico-Urêmica (STEC-HUS). Essa condição é particularmente devastadora em crianças pequenas, com aproximadamente cinco por cento das crianças com menos de dez anos de idade afetadas desenvolvendo insuficiência renal crônica ou enfrentando um desfecho fatal.

Descoberta da terapia com Eculizumab e seu mecanismo de ação

Uma pesquisa financiada pelo Conselho de Pesquisa Médica e pela Kidney Research UK, liderada por cientistas da Universidade de Bristol, trouxe à tona uma descoberta inovadora. A equipe revelou como a toxina Shiga prejudica os rins, atacando as células filtrantes dentro dos órgãos, chamadas de podócitos. E o mais impressionante é que eles também descobriram que o medicamento eculizumab, comercializado como Soliris, interrompe esse processo.

O eculizumab já é utilizado para tratar a hemoglobinúria paroxística noturna, uma doença genética na qual o sistema imunológico ataca os glóbulos vermelhos, que desempenham um papel vital na função renal. Richard Coward, professor de medicina renal na Universidade de Bristol e nefrologista pediátrico consultor do Bristol Royal Hospital for Sick Children, destacou a importância dessa descoberta: “Como médico renal infantil, uma das doenças mais difíceis e devastadoras que enfrentamos é o STEC-HUS, que causa insuficiência renal e morte. Descobrimos agora que uma célula do rim chamada podócito é uma célula-alvo chave da toxina Shiga – e isso pode ser tratado.”

Perspectivas futuras e necessidade de pesquisas adicionais

Aisling McMahon, diretora executiva de pesquisa e política da Kidney Research UK, enfatizou que esta pesquisa é um grande avanço, mas ainda existem questões a serem respondidas. É crucial realizar mais testes para entender a rapidez com que o eculizumab deve ser administrado em casos de STEC-HUC e determinar a dose ideal para crianças em situações de risco. Esta descoberta, no entanto, abre novas portas para o tratamento e prevenção de uma condição médica que afeta muitas crianças em todo o mundo.

A descoberta da terapia com eculizumab como uma esperança para crianças com risco de insuficiência renal causada por intoxicação alimentar é uma notícia encorajadora. A Síndrome Hemolítico-Urêmica é uma condição devastadora, e a possibilidade de usar um medicamento já aprovado para combater seus efeitos é uma virada significativa na medicina. No entanto, como ressaltado pelos especialistas, mais pesquisas são necessárias para otimizar a aplicação desse tratamento e garantir sua eficácia. Com esforços contínuos e colaboração na comunidade médica, podemos estar mais perto de proteger as crianças contra essa ameaça séria à saúde.

Gostou deste conteúdo? Confira este vídeo:

você pode gostar também