PARE DE FAZER isso com o feijão! Os nutrientes podem acabar no ralo

O feijão acompanha o arroz e reúne vitaminas e minerais indispensáveis, porém, um simples erro consegue tornar a receita menos saudável. Afinal, a escolha das especiarias e a ordem do cozimento, impactam diretamente sua composição.

Nesse caso, ocorre a formação de antinutrientes, capazes de causar gases se a lavagem não for feita corretamente. Portanto, além de deixá-lo de molho, conheça as práticas culinárias que preservam suas propriedades e elevam o sabor.

Saiba como não perder os nutrientes do feijão ao cozinhá-lo. Entenda o que acontece e mude agora mesmo. | Imagem: minhavida.com.br

Qual é o erro ao fazer feijão que diminui os nutrientes?

Manter o feijão na água por 12 horas é essencial, porém, você se lembra de realizar a troca do resíduo pelo menos três vezes? Esse cuidado ajuda a eliminar o máximo possível de fitatos, que provocam sensação de estar estufado e prisão de ventre.

Embora muitos brasileiros saibam a importância de processos assim, a falha de coar apenas uma vez, reduz a eficiência da limpeza. Logo, esse método de purificação exige, no mínimo, duas repetições, para render bons resultados.

Não esqueça de adicionar os temperos após o cozimento

Se você estiver temperando o feijão na panela de pressão, pare imediatamente, porque diminui o prazo de validade no congelador. Do mesmo modo, evita que as substâncias que provocam indigestão fiquem próximas da superfície.

Quanto a esse fator, as especiarias se misturam com a espuma, que deixa de ficar evidente. Visto que esse resíduo é responsável pelo desconforto abdominal, procure não adicionar condimentos, no intuito de removê-lo posteriormente.

Feijão e leguminosas: entenda por que é importante variar

Dessa forma, o feijão e outras leguminosas não devem ser consumidos se estiverem soltando um líquido espumoso. Por esse motivo, lave bem os feijões, lentilhas, grãos de bico e demais variedades de proteína de origem vegetal.

Outra dica que faz o organismo absorver mais nutrientes é uma dieta variada, escolhendo potenciais substitutos do feijão. Então aproveite que a agricultura brasileira garante essa diversidade de alimentos nos grandes mercados.

Saiba mais: Não pode qualquer coisa: 3 alimentos que não combinam com panela de teflon

você pode gostar também