Maria Clara: descubra qual é o significado deste belo nome

Já se perguntou sobre o significado do nome Maria Clara? É comum nos questionarmos sobre a origem e o significado dos nomes, especialmente quando se trata de um nome tão bonito e popular quanto esse.

Saiba qual o significado do nome Maria Clara  e sua origem. - Imagem: Pixabay
Saiba qual o significado do nome Maria Clara e sua origem. – Imagem: Pixabay

Qual o significado do nome Maria Clara?

Maria Clara é um nome composto que une duas origens distintas: a do hebraico “Maria” e a do latim “Clara”. As duas palavras juntas formam um nome que significa “senhora soberana clara” ou “mulher pura e luminosa”.

Maria, em sua raiz hebraica, é a versão grega de “Miriam”, que significa “soberana” ou “senhora”. Este nome tem grande presença na Bíblia e é fortemente associado à figura de Maria, mãe de Jesus, amplamente venerada no cristianismo.

Por outro lado, Clara tem sua origem no latim “Clarus”, que significa “claro” ou “brilhante”. Este nome remete à ideia de claridade, luz e iluminação.

De onde vem o nome Maria Clara?

No Brasil, é o 4º nome composto mais escolhido para meninas, ao pensarmos em sua origem, descobrimos que ele carrega uma rica história.

Maria é um nome antigo, muito antes da época de Jesus Cristo. Porém, tornou-se amplamente reconhecido devido à influência da “Virgem Maria”, mãe de Jesus, altamente mencionada no Novo Testamento da Bíblia.

Já Clara, ganhou destaque com Santa Clara de Assis no século XIII, que foi uma figura marcante, fez o nome Clara ser amplamente adotado e reconhecido, especialmente em sua forma feminina.

Personalidade de quem se chama Maria Clara

As combinações dos dois nomes sugerem uma personalidade forte e luminosa. Indica alguém com sensibilidade espiritual, além disso, o nome evoca bondade, compaixão e a vontade de ajudar os outros.

Porém, vale lembrar que cada pessoa é única. Dessa forma, o nome Maria Clara pode trazer traços comuns, mas cada pessoa é especial à sua maneira.

O uso da numerologia para escolha do nome

Há quem acredite que a quantidade de letras no nome de uma criança influencia diretamente em seu futuro. Por isso, é comum fazer cálculos para saber se o bebê terá uma vida de qualidade ou se é preciso alterar seu nome.

Por isso, é bastante comum transformar o nome, trocar letras e até mesmo acrescentar outras, o que transformaria o futuro do bebê graças à sua personalidade, talentos e dificuldades.

O cálculo é chamado de mapa infantil, que é formado pela soma do número de vogais, das consoantes e de todas as letras do nome completo. Feito isso, é subtraído o número da data de nascimento do bebê. Assim que tiver o resultado, procure o significado daquele número para entender a personalidade do seu pequeno.

Saiba mais: Numerologia: como encontrar o nome ideal para seu bebê

você pode gostar também