Pesquisa afirma: aplicar calor no cabelo traz estes riscos para a saúde

Estudo alarmante revela riscos à saúde ao modelar cabelos: substâncias tóxicas em evidência!

Um estudo recente conduzido pela Sociedade Química Americana (ACS) revela preocupações significativas relacionadas à aplicação de calor em cabelos tratados com produtos capilares, como cremes e óleos. Publicada na revista Environmental Science & Technology, a pesquisa enfatiza os riscos à saúde decorrentes da liberação de substâncias químicas, especialmente silicones, durante procedimentos de modelagem térmica.

Estudo alarmante revela riscos à saúde ao modelar cabelos: substâncias tóxicas em evidência!
Cabelo (Pixabay/Reprodução)

Ambientes replicados para análise detalhada

Cientistas da ACS replicaram ambientes comuns de cuidados capilares, como banheiros domésticos, em espaços pequenos e ventilados. Essa abordagem permitiu uma análise detalhada das emissões em tempo real de compostos orgânicos voláteis (COVs), incluindo silicones, durante a aplicação de produtos capilares seguida de manipulação térmica.

Ao medir as emissões, observaram-se mudanças rápidas na composição química do ar, particularmente agravadas durante o processo de modelagem térmica. Essa simulação realista proporcionou insights valiosos sobre os efeitos imediatos das práticas comuns de modelagem capilar.

Variações nas emissões conforme as condições

O estudo identificou variações significativas nas emissões de COVs, dependendo do tipo de produto utilizado, do comprimento do cabelo e da temperatura da ferramenta de penteado. Cabelos mais longos e temperaturas mais elevadas resultaram em quantidades substancialmente maiores de COVs liberados, destacando a influência desses fatores nas emissões.

Silicones como principais vilões

Os silicones emergiram como as substâncias mais presentes nas emissões, levantando preocupações específicas sobre sua inalação durante procedimentos de modelagem térmica. O silicone D5, em particular, foi estimado em até 20 mg como potencialmente inalável pelos usuários desses produtos e técnicas.

Necessidade de estudos e riscos associados 

Diante dos resultados, os pesquisadores enfatizam a necessidade urgente de estudos a longo prazo para avaliar os impactos potenciais na saúde humana decorrentes da exposição contínua aos silicones presentes em produtos capilares. Essa chamada para uma análise mais abrangente visa preencher lacunas no entendimento dos efeitos a longo prazo dessas substâncias químicas.

A conclusão do estudo destaca uma preocupação clara com a inalação de substâncias tóxicas durante procedimentos de modelagem capilar termicamente induzido. Os riscos associados a essa prática comum de cuidados com o cabelo levantam questões pertinentes sobre a necessidade de conscientização e possíveis revisões nas abordagens tradicionais de modelagem térmica.

Questionamentos sobre práticas comuns de cuidados com o cabelo

A pesquisa também instiga questionamentos sobre as práticas comuns de cuidados com o cabelo, uma vez que os resultados indicam potenciais riscos à saúde associados a procedimentos amplamente adotados. Esse aspecto ressalta a importância de reavaliar as práticas existentes à luz das descobertas científicas recentes.

Em síntese, o estudo da ACS evidencia preocupações substanciais sobre a saúde associada à modelagem térmica de cabelos tratados. O apelo por estudos adicionais ressalta a necessidade premente de compreender os impactos a longo prazo dessas exposições na saúde humana.

Essa pesquisa não apenas lança luz sobre os potenciais riscos, mas também destaca a importância de conscientizar profissionais da área e consumidores sobre escolhas mais informadas no que diz respeito aos cuidados capilares.

Tenha mais atenção aos cuidados com seu cabelo. Confira o vídeo a seguir: 

você pode gostar também