Por que tem gente colocando casca de mexerica na janela

Descubra os múltiplos benefícios da mexerica! Além de fortalecer a saúde cardiovascular e a pele, suas cascas são tesouros para a casa!

A mexerica destaca-se como uma fruta cítrica apreciada durante todo o ano. Suas propriedades antimicrobianas são reconhecidas para prevenir infecções decorrentes de vírus e fungos em feridas. Contudo, suas cascas podem ser utilizadas no cuidado com a casa.

Descubra os múltiplos benefícios da mexerica! Além de fortalecer a saúde cardiovascular e a pele, suas cascas são tesouros para a casa!
Mexerica (Pixabay/Reprodução)

Benefícios da mexerica

O consumo moderado da mexerica demonstra eficácia na prevenção de doenças cardiovasculares e anemia, sendo também indicado para aqueles que buscam perder peso e aliviar a prisão de ventre. Além disso, sua composição, rica em antioxidantes e vitamina C, contribui para a melhoria da pele, evitando sinais de envelhecimento como rugas e flacidez.

No entanto, a utilidade da fruta vai além do consumo direto da fruta. 

O valor da casca 

Sua casca, rica em óleos essenciais, apresenta vantagens notáveis ​​para o ambiente doméstico. 

Óleos essenciais

A prática de colocar a casca na janela revela-se um recurso eficaz, proporcionando um ambiente mais relaxante e reduzindo os níveis de ansiedade e estresse. Certos compostos encontrados em cascas de frutas cítricas, incluindo mexerica, podem ter benefícios para a saúde mental. O aroma cítrico pode ter efeitos positivos no humor e no bem-estar emocional. 

A aromaterapia, que envolve a inalação de óleos essenciais derivados de cascas de frutas cítricas, é associada a uma redução do estresse em alguns estudos.

Repelente 

A casca da fruta é conhecida por conter óleos essenciais cítricos, como o limoneno, que possuem propriedades repelentes naturais. Ao posicionar a casca nas portas, a residência torna-se uma zona menos propícia à presença desses insetos indesejados, eliminando a necessidade de métodos tradicionais de combate.

Esses óleos têm um aroma agradável para os humanos, mas muitas verdades e insetos não gostam do cheiro cítrico. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a casca de mexerica pode ser usada como repelente caseiro:

  • Esprema a casca: pegue as cascas da fruta e esprema o óleo presente nelas. Aplique óleo em áreas onde deseja repelir insetos, como janelas, portas ou outras aberturas;
  • Casca seca: deixe as cascatas secarem ao sol. Coloque as cascatas secas em sacos de pano ou saquinhos de tela e coloque-os em áreas onde os insetos são um problema;
  • Queimadores de óleo: coloque cascas de mexerica em queimadores de óleo. O calor irá liberar o aroma cítrico, ajudando a repelir insetos.

Inclusão da casca de mexerica na rotina doméstica

A prática de colocar cascas de mexerica na janela é simples e facilmente inserida na rotina doméstica. Este método acessível oferece benefícios tanto para o meio ambiente quanto para o bem-estar dos ocupantes da casa. 

A facilidade de implementação, aliada aos resultados positivos, destaca a casca de mexerica como uma opção viável para quem visa melhorar o conforto e a qualidade de vida em casa. A mexerica, com suas propriedades notáveis ​​e características, destaca-se como uma fruta cítrica de inverno.

A aplicação inteligente de sua casca, seja para promover o relaxamento ou afastar insetos, amplia ainda mais sua utilidade além do consumo direto. Em suma, a inclusão dessa prática na rotina doméstica oferece uma abordagem simples e eficaz para melhorar a qualidade de vida, alinhando-se a uma perspectiva mais abrangente de saúde e bem-estar.

Buscando aproveitar as cascas de mexerica? Confira ovídeo a seguir:

você pode gostar também