Shareting: o perigo oculto de postar fotos do seu filho ou filha nas redes sociais

O termo “sharenting”, uma fusão de “share” (compartilhar) e “parenting” (parentalidade), emerge como uma preocupação contemporânea no cenário digital, levantando questões sobre a extensão e os perigos associados à exposição excessiva das vidas das crianças nas redes sociais.

O ato de compartilhar detalhes íntimos, imagens e marcos na vida das crianças tornou-se uma prática comum, muitas vezes realizada com a intenção de conectar-se e compartilhar experiências com amigos e familiares. No entanto, por trás dessa prática aparentemente inofensiva, há uma série de perigos que podem afetar a privacidade, o bem-estar emocional e até mesmo o futuro das crianças.

Imagem: JuriNews

O cuidado ao expor informações de seus filhos na internet

Em um mundo cada vez mais conectado, a linha entre a esfera pública e privada tornou-se tênue, especialmente quando se trata da vida online das crianças. Os pais, muitas vezes motivados pelo desejo de compartilhar a alegria e as realizações de seus filhos, podem inadvertidamente expor informações que poderiam ter implicações. Uma das principais preocupações do compartilhamento é a questão da privacidade. As crianças, desde a tenra idade, têm suas vidas expostas online sem o consentimento ou compreensão do que isso implica.

A exposição constante pode começar desde o nascimento, com fotos de ultrassons, nascimento e os primeiros momentos da vida sendo compartilhados amplamente. À medida que as crianças crescem, suas vidas são documentadas em detalhes, desde as conquistas escolares até eventos familiares e situações cotidianas. Essa narrativa online, muitas vezes, se torna uma parte integrante da identidade digital da criança, moldada pela perspectiva dos pais e compartilhada com uma audiência que pode incluir amigos, familiares, colegas de trabalho e até mesmo desconhecidos.

Os perigos associados ao sharenting

Os perigos associados ao shareting também se estendem ao impacto emocional nas crianças. A exposição constante pode criar uma pressão adicional sobre eles, à medida que você tenta ajustar padrões de comportamento e conquistas estabelecidas virtualmente por seus pais. O fato de suas vidas serem documentadas desde muito jovens pode afetar a construção da identidade, com as crianças sendo moldadas por uma narrativa digital que não controlam. Isso pode levar a questões de autoestima, ansiedade e desconforto em relação à privacidade.

Além disso, a exposição online pode ter implicações nas relações sociais das crianças. Os colegas de escola e amigos podem ter acesso a informações íntimas sobre suas vidas, o que pode resultar em situações desconfortáveis ​​e até mesmo em bullying. As crianças se sentem vulneráveis ​​e expostas, especialmente se suas vidas online podem ser diferentes das expectativas criadas pelas mensagens de seus pais. As observações de “comparação social” também podem surgir, onde as crianças comparam suas vidas com as representações online de seus colegas, gerando sentimentos de inadequação.

Um dos perigos mais substanciais do compartilhamento está relacionado à permanência das informações online. O que é compartilhado na infância pode persistir na internet por anos, afetando o modo como as crianças são percebidas no futuro. Fotos e informações compartilhadas durante a infância podem influenciar relacionamentos, oportunidades educacionais e até mesmo futuras oportunidades de emprego.

À medida que as crianças crescem, elas podem querer ter mais controle sobre sua narrativa digital, e o compartilhamento, muitas vezes, privado dessa autonomia.

Outros aspectos que preocupam

Outro aspecto preocupante do sharenting é a questão da segurança. Compartilhar detalhes específicos sobre a localização, rotinas diárias e atividades das crianças pode expor os riscos de segurança. Informações que podem parecer inofensivas, como a localização da escola ou atividades extracurriculares, podem ser mal interpretadas ou exploradas por pessoas com interesse nefasto. A segurança online das crianças é uma prioridade, e o compartilhamento pode inadvertidamente comprometer essa segurança.

Veja como mitigar os riscos do shareting

Para mitigar os perigos do shareting, é imperativo que os pais adotem uma abordagem consciente e equilibrada na relação ao compartilhamento online. Isso inclui a definição de limites claros sobre o que é protegido compartilhar, o uso de configurações de privacidade específicas e a consideração das consequências potenciais a longo prazo para a privacidade e o bem-estar emocional das crianças. Educar os pais sobre as implicações do compartilhamento e promover uma cultura de respeito pela privacidade online das crianças são cruciais para garantir um ambiente digital seguro e saudável para as gerações futuras.

Na última análise, encontrar um equilíbrio entre compartilhar momentos significativos e proteger a privacidade das crianças do shareting, e isso é essencial para garantir um desenvolvimento emocional saudável e uma identidade digital segura.

você pode gostar também