Melhor truque para organizar suas roupas no armário; aprenda

A desorganização dos quartos devido à dispersão de roupas em locais diversos é um problema amplamente difundido. 

A falta de ordem relacionada ao cotidiano, alinhada à importância de adquirir competência na organização de guarda-roupas, envolve entender como funcionam e como criar ambientes harmoniosos. Felizmente, com as técnicas de Marie Kondo, renomada consultora de organização, autora e personalidade da televisão japonesa, isso é possível. 

A desorganização dos quartos devido à dispersão de roupas em locais diversos é um problema amplamente difundido. 
Armário (Pxhere/Reprodução)

Sobre Marie Kondo

Marie Kondo é extremamente reconhecida por sua abordagem única e eficaz de organização, que se concentra em simplificar o ambiente doméstico, mantendo apenas os itens que “despertam alegria”. Sua metodologia, conhecida como o “Método KonMari”, ganhou popularidade em todo o mundo.

O método envolve uma categorização e organização minuciosa dos itens pessoais, incluindo roupas, livros, papéis, objetos diversos e itens sentimentais. A ideia central é avaliar cada item individualmente e manter apenas aqueles que têm um significado especial ou que realmente trazem alegria para a vida da pessoa.

Desse modo, Kondo incentiva a doação, o descarte e a organização cuidadosa dos objetos remanescentes.

Organizar suas roupas no armário

Marie Kondo disponibiliza orientações práticas à organização do armário, contribuindo para a gestão eficiente das vestimentas. Desse modo, a implementação das técnicas abaixo irão melhorar a organização do espaço destinado ao vestuário.

Dobrar e empilhar roupas de maneira eficiente

No contexto de aplicações de roupas, recomenda-se a adoção de um método de dobragem especial. Ao empilhar aleatoriamente, a alternativa é enrolar cuidadosamente as peças e dispô-las lado a lado no interior do armário. Essa abordagem permite manter as vestimentas visíveis e simplificar a identificação e a acessibilidade das peças de roupa desejadas.

Classificar roupas por cor 

Para efeito de manutenção da organização, é viável classificar as roupas com base na coloração. Essa estratégia visa a simplificação da busca de peças e contribui para a ordenação geral. A segregação das roupas por matriz cromática proporciona uma estética consistente e favorece a acessibilidade das vestimentas.

Organização de roupas penduradas por tipologia e dimensão 

No que se refere à disposição de roupas suspensas no armário, é indicado seguir uma ordem pré-estabelecida. O procedimento se inicia com as peças mais escuras e volumosas, progredindo em direção às peças mais claras. Além disso, há que se organizar as roupas mais extensas à esquerda e as mais curtas à direita. Essa abordagem visa à facilitação da localização de peças de vestuário e à otimização do espaço interno do guarda-roupa.

Categorização de calçados

No contexto dos calçados, a organização é crucial. É possível proceder à categorização de calçados em segmentos distintos, incluindo calçados esportivos, botas, scarpins e calçados de uso cotidiano. A classificação simplifica a identificação de calçados específicos e promove a ordenação geral do espaço.

Prevenção de danos causados ​​por pragas 

A fim de evitar prejuízos decorrentes da ação de pragas, é prejudicada a utilização de naftalina no interior do armário, entre as peças de roupa. A naftalina representa uma medida preventiva eficaz para proteger as vestimentas contra insetos indesejados.

Utilização das técnicas de Kondo

Por meio da implementação dessas estratégias, é possível transformar um quarto desorganizado em um ambiente funcional e harmônico. As orientações de Marie Kondo, com o seu conhecimento em organização, destacam-se como recursos práticos que podem aprimorar consideravelmente a organização de vestuário e acessórios em um armário. 

O destarte, a dobragem, a disposição e a categorização de roupas, com base nesses princípios, representam meios eficazes para alcançar uma organização mais eficiente e otimizada. Dessa forma, é possível iniciar o processo de ordenação de suas vestimentas, contribuindo para a criação de um ambiente mais organizado e eficiente.

Quer aprender mais sobre as técnicas de Marie Kondo? Confira o vídeo a seguir:

você pode gostar também