Estes são os direitos das crianças com deficiência no Brasil

No Brasil, as crianças com deficiência enfrentam desafios diários, desde a falta de acessibilidade em espaços públicos até a discriminação nas esferas escolar e de saúde. Com aproximadamente 3,5 milhões de crianças com deficiência no país, as leis federais desempenham um papel crucial na proteção de seus direitos. O Estatuto da Pessoa com Deficiência reforça esses direitos, determinando a responsabilidade do Estado e da sociedade na promoção de uma educação de qualidade.

No Brasil, as crianças com deficiência enfrentam desafios diários, desde a falta de acessibilidade em espaços públicos até a discriminação nas esferas escolar e de saúde.
Crianças (FreePik/Reprodução)

Leis de proteção às crianças com eficiência no Brasil

A legislação brasileira conta com normas federais essenciais para assegurar os direitos das crianças com deficiência. Estas leis visam garantir acesso igualitário a oportunidades, abrangendo educação, saúde, lazer, cultura e esporte. Apesar disso, o desafio persiste, com quase 240 milhões de crianças globalmente e 3,5 milhões no Brasil enfrentando condições que podem afetar seu desenvolvimento.

Desafios e necessidades

As crianças com deficiência, enfrentam desafios diários, desde a falta de acessibilidade em espaços públicos até a discriminação em diversos setores, incluindo escolas, comércio e serviços de saúde.

Cenário global e nacional

O UNICEF revela que cerca de 240 milhões de crianças em todo o mundo têm alguma forma de deficiência, sendo aproximadamente 3,5 milhões no Brasil, representando 7,5% da população de até 14 anos, conforme dados do IBGE.

Legislação de Proteção

Constituição Federal de 1988

A Constituição estabelece garantias às pessoas com deficiência, incluindo crianças, assegurando inclusão, não-discriminação e seguridade social. Destaca-se o direito à matrícula na rede de ensino regular e acesso a benefícios sociais/financeiros.

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

O ECA assegura os direitos de todas as crianças, incluindo aquelas com deficiência, abrangendo educação, saúde, proteção social e convivência familiar. Prioriza a tramitação ágil nos processos de adoção para crianças com deficiência.

Estatuto da pessoa com deficiência

Essa legislação fundamental determina a responsabilidade do Estado, família, comunidade escolar e sociedade em garantir educação de qualidade, protegendo contra violência e discriminação. Garante o direito de matrícula em qualquer escola, pública ou particular.

Código penal

O Código Penal estabelece como crime o preconceito e discriminação contra pessoas com deficiência, promovendo a punição daqueles que violam esses direitos.

Garantindo o cumprimento das leis

Denúncias e responsabilização

Aqueles que não cumprem as leis podem responder judicialmente. É crucial que famílias e a sociedade denunciem casos às autoridades competentes. A legislação prevê multas e até prisão para os infratores.

  • Preconceito e discriminação: Denúncia em qualquer delegacia por meio de boletim de ocorrência.
  • Educação: Procurar a ouvidoria da Secretaria de Educação Municipal ou Estadual em questões ligadas à educação em escolas públicas, ou particulares.
  • Direitos Humanos: Denúncia pelo Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, para situações de violação dos direitos humanos.

Comprovação da deficiência

Em algumas situações, a apresentação de laudo médico é necessária para garantir direitos, como benefícios financeiros. No entanto, em casos como matrícula em escolas, não é obrigatória, conforme destaca a advogada Karina Schulte.

A legislação brasileira visa assegurar os direitos das crianças com deficiência, mas é fundamental a conscientização e ação da sociedade para garantir a efetividade dessas leis no cotidiano dessas crianças.

você pode gostar também