Natal: passo a passo para incluir os filhos em todos os preparativos

No agitado mês de dezembro, repleto de preparativos para a celebração do Natal, envolver as crianças nas atividades torna-se não apenas uma estratégia prática, mas uma oportunidade de fortalecer os laços familiares e criar memórias duradouras. Desde os pequenos gestos de bebês deixando suas “assinaturas” em cartões até pré-adolescentes desempenhando papéis mais significativos nas preparações, cada faixa etária encontra maneiras de contribuir ativamente.

Exploraremos como direcionar as habilidades e capacidades específicas de cada grupo etário, transformando as tarefas natalinas em experiências educativas, divertidas e repletas de significado para toda a família.

No agitado mês de dezembro, repleto de preparativos para a celebração do Natal, envolver as crianças nas atividades torna-se não apenas uma estratégia prática, mas uma oportunidade de fortalecer os laços familiares e criar memórias duradouras.
Natal (FreePik/Reprodução)

Aproveitando a magia do Natal: Envolvendo as crianças nas preparações festivas

O mês de dezembro, repleto de afazeres para as famílias, pode se tornar uma experiência ainda mais especial ao envolver as crianças nas preparações para o Natal. Esta prática não apenas facilita as tarefas, mas também fortalece os laços familiares e traz momentos divertidos para os pequenos.

Bebês encantadores (0 a 18 meses)

Para os bebês, as atividades natalinas se transformam em momentos sensoriais especiais. Deixe suas pequenas “assinaturas” em cartões de Natal ao utilizar tintas atóxicas, proporcionando uma experiência prazerosa e segura. Mesmo com suas capacidades limitadas, os bebês podem se envolver de maneira encantadora, deixando uma marca única e adorável nos preparativos para a temporada festiva.

De 18 meses a 2 anos: Primeiros passos ativos

À medida que as crianças crescem um pouco mais, elas se tornam participantes mais ativos nas atividades natalinas. Uma maneira envolvente de incluí-las é no processo de embrulho de presentes. Nesta atividade colaborativa, os adultos abrem os pacotes enquanto os pequenos ajudam a buscar os objetos e a colocá-los nos embrulhos.

Essa prática não apenas cria um ambiente de trabalho em equipe, mas também proporciona momentos significativos e divertidos durante a temporada de festas.

Explorando o encanto (2 a 3 anos)

À medida que as crianças atingem a idade de 2 a 3 anos, elas podem se envolver de maneira mais ativa na preparação. Uma tarefa simples, mas significativa, é a participação na decoração da casa. Atividades de curta duração, como colocar guardanapos, tornam-se uma maneira encantadora de contribuir para a atmosfera natalina.

Essas pequenas ações não apenas adicionam um toque festivo ao lar, mas também estimulam o espírito natalino de maneira acessível e agradável para os pequenos participantes.

Aprendendo e criando (4 a 5 anos)

Com maior capacidade de concentração, esses pequenos podem auxiliar na montagem da árvore e da mesa. A produção de cartões e a criação de um varal com fotos da família tornam-se atividades significativas.

Responsabilidade e diversão (6 a 8 anos)

Além das atividades anteriores, crianças dessa faixa etária podem ser encarregadas de cuidar do pote do amigo secreto e do controle do calendário com a contagem regressiva para a noite de Natal.

Crescendo na cozinha (9 a 11 anos)

Crianças mais velhas podem contribuir na preparação de sobremesas simples, proporcionando uma sensação especial ao terem seu prato servido na noite de Natal.

Pré-adolescentes empenhados (12 a 14 anos)

Nessa fase, eles podem realizar compras rápidas e escolher presentes familiares, promovendo a responsabilidade financeira. A comunicação prévia sobre orçamento e expectativas é crucial.

Ao envolver as crianças de diferentes faixas etárias nessas atividades natalinas, não apenas tornamos o processo mais leve, mas também criamos memórias preciosas que perdurarão por muitos Natais futuros.

você pode gostar também