Como a vitamina D ajuda a saúde do seu filho ainda na gravidez

A vitamina D desempenha um papel crucial no desenvolvimento infantil e na prevenção de diversas doenças, sendo reconhecida pela pediatria por sua influência no desenvolvimento ósseo, muscular e no sistema imunológico. Exploraremos a importância da vitamina D, destacando seu impacto durante a gravidez, a necessidade de exposição solar e a crescente relevância da suplementação.

A vitamina D desempenha um papel crucial no desenvolvimento infantil e na prevenção de diversas doenças, sendo reconhecida pela pediatria por sua influência no desenvolvimento ósseo, muscular e no sistema imunológico.
Gravidez (FreePik/Reprodução)

A importância da vitamina D na infância e os desafios brasileiros

Desenvolvimento ósseo e muscular

A pediatria há muito reconhece a vital importância da vitamina D na infância, especialmente para o desenvolvimento ósseo e muscular. Conhecida por sua relação com cálcio e fósforo, a vitamina D desempenha um papel crucial na regulação desses minerais, essenciais para o crescimento e manutenção de ossos, músculos e dentes.

Sistema imunológico

Estudos recentes sugerem que essa vitamina vai além do desenvolvimento físico, destacando sua presença em células do sistema imunológico. Essa descoberta levanta a possibilidade de a vitamina D desempenhar um papel na prevenção e tratamento de diversas doenças, desde asma e alergias alimentares até diabete, problemas cardiovasculares e câncer.

Impacto na gravidez

A influência dessa vitamina inicia-se na gravidez, onde níveis adequados são fundamentais para a concepção e redução de complicações, como pré-eclâmpsia e diabete gestacional. Além disso, a insuficiência de vitamina D está associada à depressão pós-parto, ressaltando sua relevância em diferentes fases da maternidade.

Suplementação durante a gestação

Pesquisas, como a da Universidade de Southampton, indicam que a suplementação de 1.000 UI/dia de vitamina D durante a gestação aumenta as chances de parto normal e reduz a perda de sangue pós-parto. Embora a suplementação não seja obrigatória, sua crescente importância está refletida na inclusão nos polivitamínicos recomendados para gestantes.

Exposição solar e alimentação

A exposição solar é a principal fonte desse tipo de vitamina, contribuindo com cerca de 80% da quantidade necessária. Apenas 20% são obtidos por meio da alimentação, sendo desafiador para os brasileiros, já que alimentos ricos em vitamina D, como salmão, não fazem parte da rotina alimentar. Essa realidade destaca a importância da exposição solar e, quando necessário, da suplementação.

Recomendações e cuidados

Recomenda-se avaliar os níveis de vitamina D antes da gravidez e, se necessário, realizar a suplementação com orientação médica. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) indica a suplementação profilática em crianças, reforçando a necessidade de prevenção desde os primeiros meses de vida.

A realidade brasileira: Vitamina D nas crianças

Pesquisa nacional: Insuficiência de vitamina D

O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) de 2019 revela que a insuficiência de vitamina D entre crianças no Brasil é de 4,3%. Embora esteja abaixo de outros países, existem variações regionais, destacando uma prevalência maior nas Regiões Sul e Sudeste.

Fatores socioeconômicos e educacionais

Fatores como o nível de escolaridade materna influenciam na prevalência de insuficiência de vitamina D. Crianças de zonas urbanas apresentam maior incidência, ressaltando a importância da exposição solar e os desafios enfrentados por diferentes estratos socioeconômicos.

Desafios e boas práticas

Apesar do cenário favorável no Brasil, desafios persistem, como a falta de exposição solar em determinadas regiões e a qualidade nutricional dos alimentos fortificados. A avaliação individualizada e o acompanhamento médico continuam sendo essenciais para garantir a ingestão adequada de vitamina D.

A vitamina D desempenha um papel crucial na saúde, desde o desenvolvimento infantil até a prevenção de doenças. Apesar do cenário brasileiro relativamente positivo, é fundamental equilibrar exposição solar, avaliação médica e, quando necessário, a suplementação. A atenção exagerada e o consumo descontrolado de suplementos devem ser evitados, garantindo que a vitamina D continue a ser uma aliada na promoção da saúde, especialmente durante a infância.

você pode gostar também