Recorde de preço em 2024: ovo de Páscoa está caro, veja quanto

A época mais doce do ano está se aproximando, mas parece que os preços dos ovos de Páscoa estão deixando um gosto amargo nos bolsos dos consumidores. Segundo uma pesquisa recente da Horus, empresa de inteligência de mercado, os brasileiros estão enfrentando um aumento considerável nos valores dessas delícias chocolatudas. Vamos mergulhar nessa análise para entender o que está por trás desses números e quais são as perspectivas para o mercado de chocolates neste ano.

Ovo de Páscoa ficou mais caro em 2024.
Imagem: Reprodução

A ascensão dos preços: o que diz a pesquisa?

A pesquisa realizada pela Horus entre janeiro e fevereiro revelou um aumento médio de 1,8% nos preços dos ovos de Páscoa em comparação com o ano anterior. Embora esse percentual possa parecer modesto à primeira vista, quando comparado com outros produtos de chocolate, como barras e bombons, que apresentaram aumentos de 11% e 10,5%, respectivamente, fica evidente que os ovos não escaparam ileso desse cenário de alta.

Anna Carolina Veiga Fercher, analista da Horus, aponta que embora os ovos de Páscoa tenham registrado um aumento menor em comparação com outras categorias de chocolate, a tendência de alta nos preços pode persistir. A expectativa é que os valores comecem a diminuir apenas na semana que antecede o feriado, quando os varejistas buscam liquidar os estoques.

Veja também: Sem desculpas! Pudim de chocolate para fazer AGORA com 2 ingredientes

Causas do aumento do Ovo de Páscoa: análise econômica e produção

O que está impulsionando esse aumento nos preços? A resposta está nos custos de produção, que estão em alta devido às cotações elevadas de matérias-primas como cacau, açúcar e leite. Esses fatores, somados à expectativa de produção de mais de 12,5 mil toneladas de ovos e itens de Páscoa para 2024, refletem um cenário econômico otimista para o setor.

A situação das lavouras de cacau na Costa do Marfim e em Gana é outro fator crítico para o aumento dos preços. A seca prolongada, agravada pelo fenômeno climático El Niño, afetou a qualidade e a produtividade do cacau nessas regiões, pressionando ainda mais os preços da commodity. Com os preços do cacau atingindo níveis recordes na bolsa de Nova York, é difícil escapar das repercussões globais desse cenário.

Veja também: MUDANÇA 100%: os 3 melhores tons de chocolate para pedir no salão

Perspectivas para o setor de chocolates no Brasil: desafios e oportunidades

Embora o Brasil seja um produtor significativo de cacau, ainda depende de importações para atender à demanda da indústria nacional de chocolates. O país importou 19 mil toneladas de cacau no ano passado, destacando a vulnerabilidade do mercado interno a fatores externos. A antecipação das compras de cacau pelas indústrias nacionais no terceiro trimestre de 2023, quando os preços estavam mais baixos, evidencia a necessidade de estratégias de compra antecipada e gestão eficiente dos recursos para enfrentar os desafios atuais.

À medida que nos preparamos para celebrar a Páscoa, é importante estar ciente dos desafios que o mercado de chocolates enfrenta. O aumento dos preços dos ovos de Páscoa reflete uma série de fatores, desde os custos de produção até as condições climáticas globais. No entanto, com planejamento estratégico e adaptação às mudanças do mercado, consumidores e indústria podem continuar desfrutando dessa doce tradição mesmo em tempos desafiadores.

Veja também: Páscoa 2024: 5 ovos de páscoa que farão seus filhos enlouquecerem

Gostou deste conteúdo? Confira esse vídeo:

você pode gostar também