Prepare-se! Remédios ficarão 5% mais caros em breve

Você já se preparou para os novos preços dos medicamentos? Descubra como economizar nas suas despesas farmacêuticas neste ano!

Com a chegada do mês de abril, muitos brasileiros se preparam para um aumento nos gastos com medicamentos. O reajuste anual dos preços dos remédios, determinado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), está previsto para o dia 31 de março. Este ano, o índice autorizado para o reajuste é de 4,5%, conforme previsões de especialistas do setor farmacêutico. Diante dessa realidade, é fundamental compreender como é definido esse reajuste e quais medidas podem ser adotadas para minimizar o impacto financeiro nas despesas com saúde.

Como é definido o reajuste anual do CMED?

O reajuste anual dos medicamentos é calculado com base em diversos fatores, incluindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e três outros elementos conhecidos como Fatores X, Y e Z. Estabelecido pela Lei 10.742/2003, esse reajuste visa determinar um limite máximo para os preços dos medicamentos, conhecido como teto.

Os fatores que influenciam o reajuste são:

Fator de Produtividade (Fator X): Reflete os reajustes de preços ocorridos para os medicamentos no ano anterior, ou seja, em 2023. Esse fator considera aspectos como a produtividade da indústria farmacêutica e os investimentos realizados no desenvolvimento de novos medicamentos.

Fator de preços relativos entre setores (Fator Y): Considera a relação de preços entre os diferentes setores da economia. Ele analisa como os preços dos remédios se comportam em comparação com os preços de outros produtos e serviços, levando em conta a inflação e outros indicadores econômicos.

Fator de ajuste de preços relativos intra-setores (Fator Z): Leva em conta os ajustes de preços dentro de cada setor específico. Esse fator avalia como os preços dos medicamentos variam em relação aos preços dos demais produtos dentro do próprio setor farmacêutico, levando em consideração aspectos como concorrência e oferta e demanda.

Veja também: Lábios secos? Remédios feitos em casa e seguros podem resolver

Como pagar menos pelos remédios?

Diante do aumento dos preços, é importante buscar alternativas para economizar nas despesas com remédios. Uma opção vantajosa são os medicamentos genéricos, que devem ser, no mínimo, 35% mais baratos do que os medicamentos de referência. Os genéricos são cópias de medicamentos já existentes no mercado, o que reduz os custos de desenvolvimento e, consequentemente, o preço final para o consumidor.

Outra maneira de economizar é através do Programa Farmácia Popular do Brasil, uma iniciativa do Governo Federal em parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Por meio desse programa, os cidadãos podem ter acesso a remédios gratuitos para o tratamento de diversas doenças, como hipertensão e diabetes.

Veja também: Ciência revela efeito PODEROSO do azeite contra câncer na cabeça

Reajuste anual terá forte impacto nos remédios

Com o reajuste anual dos medicamentos se aproximando, é essencial estar preparado para possíveis aumentos nos gastos farmacêuticos. Conhecer as alternativas disponíveis, como os medicamentos genéricos e o Programa Farmácia Popular, pode fazer toda a diferença no bolso dos brasileiros. Portanto, esteja atento às opções que podem ajudá-lo a economizar sem abrir mão da qualidade e eficácia dos tratamentos médicos necessários.

Veja também: Plano de Saúde Hapvida: Saiba Como Contratar um Plano de Qualidade

Gostou deste conteúdo? Confira esse vídeo:

você pode gostar também