A escola ideal: será que existe? Como escolher?

Quando o assunto é quem vai cuidar dos nossos filhos… precisamos pensar muito bem! Já escrevi sobre babá x escola e atualmente optamos por deixar a dupla em uma escolinha particular.

Estamos muito satisfeitos com a nossa escolha, pois realmente confiamos na instituição e acreditamos no trabalho realizado. Além disso, as crianças dão sinais claros de que gostam do local, dos amigos e das professoras.

No entanto, achar o lugar ideal não é tão simples. Envolve uma série de fatores, como opções disponíveis, vagas e custo x benefício.

Para tentar ajudar na hora de avaliar uma escola infantil ou berçário elaborei alguns itens que podem ser observados e questionados na visita. Espero que contribua na hora de tomar uma decisão e também de comparar diferentes instituições.

bebechila6

– SEGURANÇA

Existe algum segurança? Como funciona o controle de entrada e saída da escola? A pracinha é segura? O espaço possui piscina? Se sim, quais as medidas de segurança?

– EQUIPE DA ESCOLA

As professoras são formadas ou estão em formação? Possuem experiência? A escola conta com uma equipe com profissionais complementares (como fisioterapeuta, psicólogo, fono, etc.)? Como é o trabalho realizado pelos profissionais (trabalho preventivo, acompanhamento semanal, etc.)?

– ALIMENTAÇÃO

O cardápio é elaborado por uma nutricionista (peça uma cópia com um exemplo de cardápio)? Quais os horários das refeições? Como é o espaço onde as crianças comem? Os alimentos oferecidos são frescos? Como funcionam as festas de aniversário?

– MENSALIDADE E TAXAS

Qual o valor da mensalidade? Qual o índice médio de reajuste anual? Existem taxas extras (como presentes para aniversariantes, presentes em datas comemorativas, como dia da vovó, etc.)? A escola organiza rifas ou realiza outras atividades para arrecadação de dinheiro?

– FESTAS E ATIVIDADES EXTRAS

A escola organiza festas para a família, como de Natal ou Dia da Criança? Como funcionam as festas? É cobrado algo extra para as festas (pagamento de ingressos, fantasias, etc.)? A escola oferece alguma atividade diferente (natação, judô, dança, música, etc.)? Em que horário acontecem as atividades extras? Elas exigem algum material diferenciado?

– ROTINA E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

Como é a rotina da escola (horário das sonecas, lanches, etc.)? Onde as crianças dormem? Quais atividades pedagógicas são realizadas? A escola proporciona momentos de brincadeiras livres?

– MATERIAL ESCOLAR E UNIFORME

O material escolar é levado pelos pais ou é cobrada uma taxa para compra do material (se for comprado pelos pais peça uma cópia da lista de materiais para ter uma noção do que é pedido)? As crianças precisam usar uniforme? Onde comprar o uniforme? Quanto custa o uniforme? São realizadas feiras de uniforme para troca?

– ESTRUTURA FÍSICA

A escola oferece espaço ao ar livre? Possui pracinha? Os banheiros são limpos e adaptados para as crianças (vaso sanitário menor, pia na altura das crianças, etc.)? Como é a cozinha (observe principalmente questões de higiene e conservação de alimentos)? Como é o acesso à cozinha (as pessoas entram de touca, por exemplo)? Caso a mãe amamente… existe algum espaço para amamentar o filho? Como é o ambiente?

Também considero importante buscar referências de pais de alunos, para que eles apontem aspectos positivos e negativos. Opiniões de quem conhece a rotina da escola dão mais credibilidade do que as próprias visitas, que às vezes podem ser um poucos “mascaradas”.

Esqueci algo importante na minha lista? O que mais você acha importante observar ou questionar? Conta pra gente!

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *