Cinco atividades para fazer sozinha e estimular o autocuidado

Dicas de programas especiais para inspirar um date com você mesma

A vida é regida por ciclos internos e externos interligados, sendo o descanso tão necessário quanto o movimento. No ritmo frenético cotidiano, qual foi a última vez que você reservou um tempo para fazer o que gosta?

A pausa é um oásis energético que ajuda a realinhar o corpo, a mente e as emoções. Cuidar de si mesma é importante para fortalecer a saúde psíquica, a autoestima e seguir mais confiante.

O autocuidado não é sobre gastar muito dinheiro com produtos ou estética, é se escutar, respeitar seus limites, separar momentos para se dedicar às suas necessidades. Que tal marcar um encontro especial com você mesma? Confira algumas ideias e se inspire, pois, sem muito investimento, você pode fazer uma programação especial.

Vá sem direção

Faça uma caminhada no parque ou um piquenique com um livro como companhia. Observe os sons da natureza, sem pressa. Curta o estado de plena presença, sem consultar as mensagens no WhatsApp ou acompanhar as postagens das mídias sociais, com o sentimento que a vida segue offline. 

Que tal conhecer um lugar novo na sua cidade? Sair sem roteiro definido, se entregar ao inesperado dos acontecimentos. Liste nomes de cafeterias e restaurantes que sempre teve vontade de visitar e experimente novos sabores.

Coloque o corpo em ação

Praticar atividades físicas libera endorfina e serotonina, que trazem a sensação de bem-estar e vitalidade. Não precisa ser dentro da academia, pode ser uma corrida na praia, com banho de mar restaurador no final. Andar de bicicleta, praticar pilates ou yoga são outras opções que ajudam também no equilíbrio emocional.

Relaxe no banho

Tome um banho relaxante, sem desperdiçar água. Crie um clima com velas, música e aromaterapia. Os óleos essenciais agem no sistema límbico, responsável pelas memórias, e têm propriedades terapêuticas.

No aromatizador, coloque gotas de óleo essencial de lavanda e um óleo essencial cítrico, como laranja doce ou bergamota. A combinação alivia o estresse e a ansiedade. Podem ser usados também na banheira ou diluídos em um óleo vegetal e aplicados na pele, em massagens tranquilizadoras. 

Aproveite, também, para cantarolar, soltar a voz, sem repressão. Você é a protagonista desse momento. Em Mulheres que Correm com os Lobos, Clarissa Pinkola Estés diz que cantar é “soprar alma sobre aquilo que está doente ou precisando de restauração”.

Redescubra a sua voz. É uma forma de extravasar, liberar sentimentos, tem poder curativo. Não se preocupe com a afinação, pois, como cantava João Gilberto, “no peito dos desafinados, também bate um coração”. Se conecte com sua essência e entre no seu ritmo.

Veja um filme

Prepare a pipoca e veja um filme em casa, no conforto da sua cama ou sofá. Se estiver com disposição, escolha um lançamento e desfrute de uma sessão de cinema. A sala escura tem algo ritualístico, faz esquecer por instantes a noção de tempo e espaço. 

A experiência de estar sozinha favorece a conexão, com o benefício de não ter que dividir a atenção ou ser interrompida.

Brinde ao pôr do sol

Assistir ao espetáculo do pôr do sol é uma das maravilhas que está ao alcance. Um programa gratuito, romântico, perfeito para o encontro com você mesma. Pode ser na praia, em um mirante, ou algum lugar que você goste na cidade. Para deixar esse momento mais especial, leve uma cesta de frutas, uma garrafa de vinho e brinde à beleza de estar viva. Pense que é um presente de aniversário, que você não precisa esperar a data para receber. Se o ano tem 365 dias, por que celebrar sua existência em um só?

você pode gostar também