Ajustando a rotina com as crianças

Rotina e criança é uma combinação quase que necessária. Não digo uma rotina engessada, dura. Mas um planejamento mais regular, que dê segurança para os pequenos e faça com que eles saibam o que vai acontecer a seguir. Algo padrão, que permita escapes e trocas, especialmente se for para coisas gostosas como uma soneca em família no meio da tarde ou um sorvete no fim do dia

O Vítor já está com 3 anos e meio e é muito claro o quanto a rotina é importante para ele. Quando vamos fazer algo ele já diz o que deve ocorrer em seguida. Por exemplo: na hora do banho, o pitoco comenta: “Depois a gente vai escovar os dentes e dormir, né mãe?”.

Acontece que nossa rotina andava bagunçada demais e com o horário de verão o negócio piorou de vez. O resultado ficou evidente no sono. Crianças dormindo tarde demais, acordando cansadas e brigando por qualquer coisinha. No fim do dia aquele humor do demônio básico.

Então que resolvi dar um basta e entrar em uma vibe de mudança. Comecei a trabalhar em alguns aspectos da nossa rotina, que estávamos deixando rolar no piloto automático.

O top 1 das urgências era mexer na nossa alimentação. Ultimamente, a gente fazia a maioria das refeições na sala, na frente da TV. Patético, eu sei. Mas era mais fácil e nos acomodamos com isso.

Agora, comer é na mesa e em família. Vale para café da manhã e jantar, pois dia de semana as crianças ficam integral na escola e não almoçam em casa.

Vocês não imaginam o quanto a pequena mudança está fazendo uma gigante diferente em toda nossa rotina! A dupla acorda mais feliz, falante e animada. Conversamos, à noite falamos sobre o nosso dia e estamos mais próximos.

Outra alteração importante é jantar mais cedo. Antes, a gente sentava para comer quase 20h30. De vez em quando, as crianças ainda nem tinha tomado banho. Para atrasar a hora de dormir era fácil, fácil.

Desde que resolvi acertar o compasso da rotina, tenho me policiado para deixar tudo encaminhado e servir o jantar no máximo 19h. Depois, eles brincam um pouco, vão para o banho e se encaminham para a cama.

As coisas ainda não estão 100%, mas já melhoraram bastante. Tem sido um esforço diário, mas que vale a pena e deixa os resultados cada vez mais notáveis.

Café da manhã na mesa e com boa pitada de diversão

Café da manhã na mesa e com boa pitada de diversão

E por aí, como funciona a rotina?

Comentários Facebook

0 comments

  1. Pingback: Desafio Novos Hábitos: quem vem? | Projeto de Mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *