Como ser mãe, trabalhar e ainda se aperfeiçoar profissionalmente

Mãe, mulher, dona de casa e… profissional. Conseguir conciliar isso tudo em meio a pandemia parece uma missão impossível, e para muitas mulheres, realmente, está sendo.    

Na verdade, a pandemia acabou desafiando mulheres e mães em diferentes profissões, classes sociais e arranjos familiares, evidenciando uma realidade já existente, de entre outras coisas, priorizar os homens no mercado de trabalho.

Dessa forma, a maioria das mulheres acabou perdendo seus empregos por ocuparem aquelas funções mais afetadas pela pandemia, como serviços domésticos e de cuidados pessoais.

Outras se viram forçadas a desistir do emprego pelo acúmulo de tarefas do trabalho, de casa e no cuidado dos filhos, que ficaram sem ir à creche ou à escola.

Mas, será que, atualmente, dá para ser mãe, trabalhar e ainda se aperfeiçoar profissionalmente?

A resposta é SIM, e vamos mostrar aqui dicas para as mulheres não ficarem para trás nesse conquistado mercado de trabalho.

Dicas para organizar a rotina

Organizar a rotina pode parecer impossível, mas seguindo algumas dicas dá para dar conta do recado, ser mãe, trabalhar e ainda se aperfeiçoar profissionalmente, confira!

É preciso considerar os cuidados com a casa, alimentação de toda a família, relacionamentos, orçamento, datas especiais, corpo e sanidade mental, profissão, e colocar isso tudo numa agenda, devidamente organizada.

Então, como fazer isso?

Primeiramente, coloque todos esses tópicos em uma lista, definindo o que é trivial, o que é prioridade, quais tarefas podem ser divididas e quais podem ser delegadas.

Essa lista deve ser separada por horas considerando o momento em que você se levanta até o momento em que vai se deitar (mas já conte com imprevistos para não se estressar).

Não deixe de incluir nada na lista, desde o tempo de preparo das refeições, se tiver criança, o tempo para todo o ritual de preparo até ela se alimentar, se for abastecer o carro, em que hora fará isso, por quanto tempo, enfim, tudo e até o que possa parecer óbvio.

Nessa lista, separe aqueles itens que podem ser delegados para pessoas mais próximas, que moram com você (marido, filhos), nesse caso, excluindo-os da sua lista e verifique quais são as tarefas dispensáveis, em cada dia.

Se preparando para voltar ao mercado

  Pronto, com as tarefas devidamente anotadas e agendadas, sem dúvida, fica bem mais fácil ter um controle maior do tempo e do que fazer com o que sobra a cada dia (quando sobra).

Caso não sobre muito tempo, a dica é procurar dedicar algum tempo a você, e vale até trocar todos os dias algum item da lista, ou até tirar uma tarefa ou outra, substituindo por algum tempo para você.

A verdade é que muitas mulheres acabaram tendo que abrir mão de seus empregos em função da família, por não ter com quem deixar os filhos, ou mesmo teriam que deixá-los sozinhos para trabalhar.

Embora a queda na participação no mercado de trabalho tenha afetado tanto homens como mulheres na pandemia, sem dúvida, elas foram as mais prejudicadas.

E mais, as mulheres não apenas foram as que mais saíram do mercado como, também, as que tiveram que parar de procurar emprego.

Nessa equação, infelizmente, as mulheres que ganham menos e têm escolaridade mais baixa acabaram sendo mais afetadas, aumentando ainda mais a desigualdade no mercado de trabalho.

A boa notícia é que tem, sim, como se aperfeiçoar profissionalmente sem precisar sair de casa e, muitas vezes, sem nem mesmo precisar gastar dinheiro. Quer saber como? Continue lendo.

Como se aperfeiçoar profissionalmente

O distanciamento social trouxe uma realidade muito diferente às empresas que, atualmente, passaram a operar em sistema home office.

Certamente, nem todas podem aderir a essa modalidade, mas a maioria já pensa em continuar operando dessa forma, ou então, aderir ao modelo híbrido.

No mais, a pandemia aumentou, também, as opções de cursos online, muitos deles, inclusive, gratuitos.

É preciso entender que a qualificação profissional já é um requisito básico para quem quer entrar no mercado de trabalho, ou mesmo, não perder sua vaga para alguém mais qualificado.

E não tem como falar em qualificação profissional sem pensar em cursos online, que oferecem uma infinidade de possibilidades nos mais variados setores, transmitindo conhecimentos, habilidades e competências profissionais para brigar por qualquer vaga de emprego.

Sem dúvida, os cursos online se tornaram a forma mais fácil e poderosa de incluir as pessoas no mercado de trabalho, além de ampliar as possibilidades dos profissionais conquistarem uma colocação melhor dentro de qualquer empresa.

Saindo da crise com cursos online

Hoje é possível encontrar muitas plataformas, confiáveis e já tradicionais na internet, promovendo capacitação online e gratuita e ainda com a possibilidade de um certificado ao final do curso, sendo esse um importante instrumento para que as empresas reconheçam que o profissional realmente apresenta um diferencial.

No mais, os cursos online, muitas vezes gratuitos, também podem servir de chave para qualquer pessoa desenvolver uma habilidade específica e até montar seu próprio negócio.

Sugerimos a plataforma Cursos Rápidos Grátis, onde você pode encontrar centenas de cursos nas mais diversas áreas do conhecimento.

Enfim, com os dias cada vez mais tomados por tarefas, fica difícil, sim, encontrar tempo para se dedicar aos estudos, mas não é impossível, e isso porque hoje existem muitas opções de cursos online, que podem ser a chave para o seu sucesso profissional, já que pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer hora.

você pode gostar também