Como manter a rotina nas férias da escola (e não enlouquecer)

Na nossa dinâmica a rotina é super importante, mesmo nas férias. Ela que regula os horários e também o humor da dupla, o que é fundamental para manter a sanidade familiar.

Mas é claro que rotina não precisa ser algo super engessado. Afinal, férias são férias e também merecem leveza e flexibilidade. Nada de quartel general do tipo “tem que acordar tal hora”, “agora precisa fazer isso ou aquilo”. Não, não é assim.

Pra gente, rotina nas férias é manter a estrutura básica do dia, a mesma ordem de “tarefas” do período escolar. Por exemplo: acordar, tomar café, curtir alguns minutinhos de TV, brincar, almoçar, tirar uma soneca, lanchar, brincar ou passear, tomar banho, jantar e dormir.

ferias_pracinha

A ordem é o segredo da coisa, não os horários. Tranquilo se um dia a rotina da noite, que começa com o banho, ter início 19h e no dia seguinte 21h. Isso vai alterar um pouquinho o horário de dormir, mas tudo bem. Não vai interferir na estrutura do dia, de modo geral.

As crianças se sentem seguras sabendo o que vai acontecer a seguir. Desde alguns meses elas já começam a associar a noção de rotina a partir da ordem dos acontecimentos, especialmente os que se repetem diariamente, como banho, hora de comer ou mamar e dormir. Assim, já começam a se direcionar para a atividade seguinte, pelo hábito.

Entender isso nos ajudou com os problemas na hora de dormir. O Vítor, principalmente, demorava muito para pegar no sono. Quando organizamos a rotina da noite, inclusive com um cartaz sinalizando que primeiro tomamos banho para depois jantar e dormir, muita coisa melhorou.

Nas férias, manter a programação que eles já estão acostumados também está sendo essencial. Assim, estamos conseguindo manter um ritmo bacana e com muito espaço para brincadeiras e passeios. Tudo com bom humor e tranquilidade, o que é a pedida das férias.

E por aí, como fica a rotina nas férias com os pequenos em casa?

Comentários Facebook

4 comments

  1. Pingback: Cartaz da rotina: para começar (definitivamente) o ano - Projeto de Mãe | Projeto de Mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *