4 dicas básicas para engajar seu público nas redes sociais

Por Denise Ferreira*

Uma pesquisa recente mostrou que 78% dos pequenos negócios atraem novos clientes por meio das redes sociais. É fácil entender por que, né? Mídias sociais são uma forma de divulgação relativamente barata, que está ao alcance de todos e na cabeça – e nas mãos – de praticamente todos os consumidores!

Além disso, vale destacar que 68% dos clientes buscam a empresa as redes sociais antes de comprar um produto, e cerca de 20% a 50% das decisões de compras são feitas pelo bom e velho boca a boca.

Sabe o que isso significa? Não basta estar nas redes sociais, é preciso estar “presente de verdade” nelas. Comunicar com seu cliente e engajá-lo na conversa é o segredo para popularizar sua página, perfil, canal, blog…

Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, Periscope, Blog… não importa em qual delas você está, ou se está em todas. Em todos esses canais, assim como nas nossas relações pessoais e de trabalho, é necessária uma certa dedicação para promover o engajamento do público e estabelecer uma aproximação com o cliente em potencial.

Eu costumo dizer que em qualquer rede social, essas quatro premissas são indispensáveis para engajar o cliente:

1 – Posicionamento: defina seu posicionamento, e deixe bem claro para o público. Se seu perfil é compartilhar conteúdos de outras páginas, por exemplo, siga uma linha que faça sentido para o cliente. Por exemplo, não adianta compartilhar em um dia um artigo sobre a importância do colo, e no dia seguinte falar sobre métodos de treinamento de sono para bebês. O cliente vai ficar confuso. Não precisa querer agradar a todo tipo de cliente, pois assim o risco maior é de perder um potencial cliente fiel.

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Foto: Unsplash

2 – Relevância: antes de postar qualquer conteúdo novo, pergunte-se: “esse conteúdo é relevante para meu cliente?” ou “vai fazer alguma diferença em sua vida?”. É claro que para isso é fundamental que você conheça seu cliente. As interações nas redes sociais, o feedback que você receber por suas postagens, vão dar algumas dicas do que é e o que não é interessante para seu público. Não tenha medo de fazer testes – lembrando, é claro, de seguir o seu posicionamento.

3 – Disponibilidade: esteja disponível para conversar com o seu público. Responder dúvidas (mesmo que sejam as mesmas que já foram respondidas milhões de vezes), responder comentários sobre o conteúdo (seja concordando, seja apresentando outros links para aprofundar o diálogo), compartilhando posts de clientes (especialmente se eles mostrarem que estão usando seu produto!). Mensagens privadas devem ser respondidas sempre que possível: procure um equilíbrio para não deixar seu cliente esperando muito tempo, mas não torne-se refém dos aplicativos de celular. Estabeleça um horário por dia especialmente para essa interação, que tal?

4 – Periodicidade: não adianta postar 4, 5 coisas em um só dia na sua página ou perfil, e depois não aparecer mais por lá. Se o cliente gostou do seu conteúdo, ele vai ficar esperando por mais, e se ele não se interessou, você vai passar em branco pelas redes sociais. É importante estar presente “de verdade”, e isso inclui ter sempre uma postagem atualizada para o público perceber que a empresa segue ativa. Se você acha que não consegue estar lá todos os dias com algo novo, estabeleça uma meta mínima: comece com duas postagens por semana. Assim, sempre que um novo cliente acessar sua página ou perfil, vai ver que o conteúdo mais recente não tem mais do que 3 dias: a empresa segue ativa! Lembrando que, independente da periodicidade, é bacana responder todos os dias ao cliente. Clientes precisam de atenção para continuar sendo clientes!

Seguindo essas dicas, tenho certeza de que você vai conseguir engajar ainda mais seu público em qualquer rede social!

* Denise Ferreira é mãe do Ben, do blog Bem que se Quis, jornalista freelancer especializada em produção de conteúdo corporativo e mídias sociais. Editora das páginas Nós e o Davi, Eco Rede Social e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

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