Custo de vida em Londres: quanto custa morar na terra da rainha?

Uma dúvida super frequente de quem pensa em viver em Londres ou passar um tempo aqui é sobre o custo de vida. Afinal, quanto custa morar na cidade? Quais as principais despesas de moradia, alimentação, transporte e lazer?

Então, pretendo responder isso baseada na nossa experiência, de família de 4 pessoas, dois adultos e duas crianças. Ah, e um pet! Tem o Dexter também aqui com a gente. Vamos lá?

MORADIA

Muitas pessoas alugam quartos em Londres. Algumas casas compartilhadas aceitam crianças e/ou pets, mas com certeza tais fatores vão exigir uma pesquisa a mais, pois dificultam um pouco a busca.

Nós moramos em um flat alugado de dois quartos, que contei aqui a saga para encontrar. Ele fica na zona 3, em Walthamstow (nesse post conto mais sobre o bairro e explico a questão das zonas em Londres). O espaço é pequeno, mas pelo menos não precisamos dividir com ninguém e temos nossa privacidade. Pagamos £ 1.300 por mês.

Além do aluguel, temos as seguintes contas (valores médios):

– Council tax: espécie de IPTU pago mensalmente ao council (bairro em que moramos). O nosso é de £ 128.
– Gás: temos um cartão pré-pago de gás e agora no inverno consumimos cerca de £ 60 por mês.
– Luz: conta de 3 em 3 meses. Por enquanto só pagamos uma, de £ 31. No inverno provavelmente a conta vai ser mais alta.
– Água: conta de 6 em 6 meses, paga adiantada. A nossa veio no valor de £ 271.
TV Licence: licença obrigatória para quem tem TV em casa, mesmo que não assista TV aberta e use o aparelho só para Netflix ou vídeo game, por exemplo. Pagamos £ 12,25 por mês.
– Internet: temos um pacote de £ 22 por mês.

Somando tudo e dividindo por 6, levando em consideração a periodicidade das contas, dá uma média de £ 1.590 por mês.

Claro que os valores podem variar bastante, mas a minha intenção é dar uma ideia geral.

TRANSPORTE

Londres possui um cartão de transporte chamado Oyster. Com ele você anda de metrô, ônibus ou outros meios de transporte público por um custo mensal. Tal valor varia conforme as zonas pelas quais você vai se locomover. Se você sair das zonas pagas no seu pacote mensal terá que pagar essa diferença avulsa.

A tabela completa de valores pode ser consultada aqui. Mas, para um parâmetro, aqui em casa o Fábio compra Oyster mensal zona 2-3 e eu 1-3, pelo local dos nossos trabalhos. O dele custa £ 94,90 e o meu £ 148,70. As crianças (Vítor 5 anos e Clara 4) não pagam transporte.

ALIMENTAÇÃO

A alimentação é um dos principais pontos que pode variar. Isso porque vai depender do estilo da sua alimentação, se você compra apenas as marcas do supermercado, se prefere orgânicos, onde faz as compras e por aí vai!

No entanto, analisando nossas contas dos últimos meses, posso dizer que gastamos entre £ 400 e £ 500 por mês em supermercado, para uma família de 4 pessoas. Isso no que considero um meio termo, sem economizar tanto e sem esbanjar demais.

LAZER

Outro item que pode ir de £ 50 a £ 10.000 hahaha. Ainda mais em uma cidade como Londres, com tantas opções de restaurantes, passeios, atrações turísticas, etc!

Contudo, digamos que com £ 100 por mês dá para começar a organizar o lazer da família, pensando que na cidade também existem muitas alternativas sem gasto, como museus, feiras e exposições.

Aqui justamente tentamos equilibrar os passeios, entre atrações pagas e free. Na foto, Clara e Vítor no British Museum, museu maravilhoso “di grátis”!

OUTROS GASTOS

Além das contas citadas, gastamos cerca de £ 20 por mês com celular para nós dois. O custo de alimentação do Dexter está incluído no nosso valor mês de mercado e dias atrás ele tomou banho e foi tosado pela primeira vez aqui, o que custou £ 50. A escola das crianças é pública e usamos também o sistema público de saúde.

Espero que o post permita uma ideia geral de custo de vida em família em Londres. Tem alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários!

Comentários Facebook

12 comments

  1. Lorena

    Olá Ananda, continue escrevendo sempre, adoro todos os posts e acompanho sempre!
    Admiro a sua família e essa disposição e coragem de mudar de país e ir atrás dos sonhos de vocês! Muito legal!
    Quero muito conhecer Londres e levar junto meu filho e meu marido!

    View Comment
  2. Paula Tanscheit

    Nossa, amiga, quanta coisa!! Muito legal ter essa ideia de custos…. sabe como é a cabecinha aqui né. Vivo projetando possibilidades.

    View Comment
  3. Karoline Possobom

    Oi!!!Adoro seu blog!!Muito obrigado por compartilhar suas experiências!
    Gostaria de saber quanto que é o salário em Londres?E é tranquilo viver com esse salário?
    Agradeço mais uma vez…

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Karoline! O salário mínimo aqui é £ 7,20 por hora. Trabalhando 40h por semana com esse salário e morando num quarto, não num flat, é relativamente ok viver. Claro que vai depender do estilo de vida, mas é um bom começo!

      Beijos!

      View Comment
  4. BRUNA MIRELLA MICONI

    Oii Ananda… eu e meu marido temos um filho de 4 meses e ele sera transferido a trabalho para Londres… Mei seuss posts…
    Os valores de custo de vida mudou muito? E quando a achar um lugar para alugar, tem alguma dica? Estou meio perdida em procurar algo….

    View Comment
  5. Paulo César

    Eu te adimiro mt eu estou indo ano que vem para Londres com a cara e a coragem vou alugar um quarto aí para min mais so tem um ploblema vou entrar aí como turista e vencendo o visto vou ficar aí ilegal oque vc pode me dizer sobre isso…meu zap se vc pode me chamar pra me ajudar eu te agradeço 21 968056198 sou do rio de janeiro está aí meu número com o ddd

    View Comment
    • Ananda Etges
      Author

      Oi Paulo,

      Eu não conheço detalhes da vida de uma pessoa ilegal na Inglaterra, mas não me parece uma boa ideia. De qualquer forma, boa sorte na sua jornada. Abraço!

      View Comment
  6. Pingback: Mudança na Inglaterra: passo a passo para mudar de cidade | Projeto de Mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *