É possível engravidar na menopausa precoce?

A menopausa precoce normalmente ocorre antes dos 40 anos e segundo dados acomete 1% das mulheres do país. E por não ser algo comum, na grande maioria das vezes, esse problema acaba aparecendo de surpresa que estariam em idade biológica e fértil, e que desejam engravidar. 

Mas uma dúvida que rondam muitas mulheres que passam por esse problema é se a menopausa precoce impossibilita que a mulher consiga realizar o sonho de ser mãe. 

Sendo assim, vamos trazer nesse conteúdo um pouco sobre o que é a menopausa precoce, e se existe uma solução para o caso. 

O QUE É MENOPAUSA PRECOCE?

A menopausa precoce é um problema que acomete mulheres, fazendo com que ela deixe de menstruar e ovular. Geralmente, ela ocorre antes dos 32 anos e por isso é chamada de precoce, já que o período natural da mulher entrar na menopausa seria em torno de 40 anos. 

Esse problema acontece devido a uma falência ovariano na mulher ainda em idade fértil, essa morte súbita prematura, também conhecida como FOP, se dá pela perda temporária ou até definitiva da função do organismo em produzir os hormônios após a primeira menstruação. 

Contudo, ainda não foi identificado uma causa que determine o surgimento deste problema, uma vez que a menopausa precoce pode se desenvolver por diversos fatores, como da própria genética, por exemplo. 

É extremamente importante que a mulher se conheça e consiga identificar no histórico familiar (mãe e avós), para saber quando elas entraram na menopausa, pois existe uma tendência que o problema seja genético e possa se repetir. 

Alguns especialistas ainda apontam que a menopausa precoce pode se desenvolver também quando a mulher passa por tratamento de câncer ou após a remoção dos ovários, fazendo com que ocorram efeitos colaterais e a falência prematura dos ovários. 

PRINCIPAIS SINTOMAS DA MENOPAUSA PRECOCE

Os principais sintomas da menopausa precoce são: calor em excesso, suores noturnos, desconforto corporal, ondas de calor, irregularidade menstrual que vai diminuindo progressivamente ou desaparecendo em alguns meses.

Podemos destacar outros sintomas também, assim como:

  • Ressecamento vaginal;
  • Aumento de peso;
  • Perda de memória;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Alterações no humor. 

Os sintomas da menopausa precoce são bastantes parecidos com o da menopausa natural e a idade precisa ser levada em conta, além de como já citamos o histórico familiar. 

Desta forma, ao notar alguns desses sinais é importante se consultar com um médico especialista para ajudar a entender melhor o caso. 

QUAIS SÃO AS CHANCES DE ENGRAVIDA NA MENOPAUSA PRECOCE?

De acordo com especialistas mulheres com menopausa precoce tem menos de 10% de chances de engravidar naturalmente com óvulos próprios. Contudo, se o diagnóstico for feito de forma precoce e a paciente ainda ovular, é possível contar com a ajuda da reprodução humana e fazer com que a mulher tente uma gestação natural.

Já quando a mulher não tem essa opção, uma forma de conseguir realizar o sonho de ser mãe é por meio da Fertilização in Vitro (FIV), as chances são muito maiores, aumentando muito as possibilidades de gestação. 

A Fertilização in vitro é um tratamento muito utilizado para mulheres que são acometidas pela menopausa precoce, uma vez que ela é uma opção de reprodução humana que fornece maiores chances à mulher engravidar. 

O tratamento envolve a fertilização do óvulo com esperma dentro de um laboratório de embriologia. Já o seu processo in vitro é feito através do cultivo em laboratório para permitir o desenvolvimento normal dos embriões seja observado e então transferido para o útero da mãe.

você pode gostar também