Filho de recuperação no colégio? Saiba como lidar

É importante ajudar as crianças a recuperarem a sua autoconfiança

Quando uma criança vai mal na escola, as perguntas multiplicam-se na cabeça dos pais. “Meu filho ficou de recuperação, e agora?” é a primeira pergunta que se fazem, no afã de poderem ajudar de alguma forma. No entanto, nem sempre eles estão certos sobre como prestar o apoio adequado. 

As crianças que vão mal na escola por vezes sentem-se excluídas e isoladas. É por isso que é importante apoiá-las e ajudá-las a recuperar a sua autoconfiança e também as boas notas. Não só os professores, mas principalmente os pais, podem desempenhar um papel fundamental nesse momento. Saiba como!

1. Descobrir a origem do problema

Quando uma criança fica de recuperação na escola, isso pode ter acontecido por fatores que vão além da dificuldade de aprendizado de um determinado assunto. Podem incluir episódios de bullying ou conflito com um professor, por exemplo. Transtornos psicoemocionais, como ansiedade ou baixa autoestima, também podem causar dificuldades. Os distúrbios do desenvolvimento neurológico também estão entre as causas, incluindo o Transtorno da Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou a dislexia.

2. Trabalho em equipe

Trabalhar em parceria com professores e equipe escolar pode ajudar a encontrar a solução para o problema mais rapidamente. Discutir com eles o que foi observado na sala de aula, que adaptações foram feitas, como o oferecimento de aulas de português online com professor particular, e aquelas que ainda precisam ser feitas observando as necessidades da criança. Se as dificuldades persistirem, consulte um profissional de saúde, que será capaz de avaliar o caso do seu filho, e pergunte se o acesso a este profissional é possível por meio da escola.

3. Valorize o seu filho

É importante também ressaltar os pontos fortes da criança para que ela possa se sentir autoconfiante, e deve-se continuar investindo tempo em atividades que sejam agradáveis para elas. Ele está indo mal em matemática, mas destaca-se no futebol? Quando isso acontece, o melhor é evitar dizer: “Por causa das suas notas, vai ter de parar de jogar futebol”. Esse tipo de punição pode contribuir para minar a sua autoestima.

4. Ofereça uma escuta ativa

É essencial ouvir a criança com atenção e ser sensível às dificuldades pelas quais ela está passando na escola. Minimizar ou negar o problema pode fazer com que o seu filho se sinta ainda mais aflito. Também é importante não fazer a criança se sentir um fardo para os pais – caso contrário, ela pode se fechar para qualquer comunicação.

você pode gostar também