Dasa revela que 2,1% das mamografias feitas em 2022 tiveram alteração e que pacientes deixaram para realizar o exame nos últimos 3 meses do ano

Dados também mostram quem São Paulo é o estado que mais realiza mamografias no Brasil, seguido de seguido de Rio de Janeiro e Centro-Oeste

A Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, acaba de divulgar o índice de positividade das mamografias realizadas nas suas unidades diagnósticas e hospitalares em 2022: entre os mais de 270 mil testes feitos em todo o País, 2,1% tiveram resultado com possibilidade de câncer de mama. A análise do time de Data & Analytics da Dasa também apontou um crescimento na realização da mamografia nos últimos três meses do ano, mostrando uma característica das brasileiras de ter um olhar mais apurado para a procura do exame de cuidado e rastreio do câncer de mama próximo à campanha Outubro Rosa e ao início das férias.   

“Esse é um indicativo de como as campanhas de awareness realmente mexem com os pacientes para a realização de ações mais preditivas e preventivas. Por isso, temos como premissa na Dasa realizar um trabalho de conscientização e alerta o ano todo – inclusive em datas como o Dia Mundial do Câncer e Outubro Rosa –, usando tecnologia e tendo à disposição o melhor corpo clínico e ferramental para encurtar a trajetória do paciente do diagnóstico ao tratamento”, diz Gustavo Fernandes, diretor da Dasa Oncologia.  

O levantamento também identificou que São Paulo foi o estado que mais realizou mamografias na Dasa em 2022 (3,07 exames realizados a cada 1000 habitantes do estado, conforme prévia do Censo IBGE 2022), seguido de Rio de Janeiro (3,11) e Centro-Oeste (1,06). 

Dados também mostram quem São Paulo é o estado que mais realiza mamografias no Brasil, seguido de seguido de Rio de Janeiro e Centro-Oeste
Dados também mostram quem São Paulo é o estado que mais realiza mamografias no Brasil, seguido de seguido de Rio de Janeiro e Centro-Oeste

Data Intelligence a favor da saúde 

Com o objetivo de diminuir o impacto na saúde global por causa do atraso na busca pelos exames de mama, a Dasa utiliza inteligência de dados para identificar mulheres que adiaram o acompanhamento anual e, por meio do Nav, assistente digital de saúde que consolida a jornada integrada de cuidados dos usuários, as convida para retomarem a rotina preventiva. 

“Sabendo que, em todo o Brasil, milhões de mulheres estão com o rastreio do câncer de mama atrasado, é missão da Dasa acolher, empoderar e facilitar a vida dessas pessoas para que retomem os cuidados com a sua saúde, incentivando que o hábito de zelar por si deve ser mantido constantemente”, afirma Emerson Gasparetto, Diretor Geral de Negócios Hospitalares e Oncologia na Dasa. “Ao fazer a identificação da doença em estágio inicial e o imediato encaminhamento para o especialista, a Dasa Oncologia, unidade especializada da rede, diminui em até 4x o início do tratamento. Desta forma, conseguimos um fluxo com mais rapidez, o que aumenta a sobrevida do paciente”, completa Fernandes. 

Sobre a Dasa  

A Dasa é a maior rede médica integrada do Brasil. Faz parte da vida de mais de 20 milhões de pessoas todos os anos, com alta tecnologia, experiência intuitiva e atitude voltada para o futuro. Com mais de 50.000 funcionários e 250.000 médicos participantes, está empenhada em oferecer a saúde que as pessoas desejam e o mundo precisa, e está envolvida em todas as etapas do atendimento. 

Ela acredita que, se você quiser cuidar de si mesmo o tempo todo, deve fazer o possível. Assim, encara a gestão da saúde de forma preventiva, preditiva e personalizada. Integra medicina diagnóstica, hospitalar, genômica, oncologia, coordenação de cuidados, cuidados intensivos, telemedicina, pesquisa clínica e ciência. No total, possui 15 hospitais de referência e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitalar, distribuídas em mais de 1000 unidades no Brasil.

A Dasa, por meio de sua plataforma digital de gestão de saúde Nav, garante uma navegação ágil, simples e sem atrito para pacientes e médicos em sua jornada de saúde. Além disso, oferece soluções integradas e inovadoras de bem-estar corporativo por meio da Dasa Empresas.   

Para mais informações, acesse: www.dasa.com.br 

Bowler

Juliana Annunciato
Diretora de Comunicação

você pode gostar também