Importância de incentivar seus filhos a praticarem esportes

Conheça os benefícios da prática esportiva para crianças e adolescentes

O uso de eletrônicos entre as crianças e adolescentes cresceu significativamente nos últimos anos. Em um cenário de evolução tecnológica é importante que os pais incentivem seus filhos quanto a prática de esportes. O patinete infantil, a bola de futebol, a corda, patins e raquetes são brinquedos que garantem a alegria e diversão da criançada. 

As atividades ao ar livre ajudam no desenvolvimento social e psicológico, contribuem para a melhora na saúde física e mental e agregam qualidade de vida para a rotina dos pequenos. 

A importância da prática de esportes

Apesar da tecnologia estar ganhando cada vez mais espaço na rotina das crianças, os pais precisam estar atentos aos riscos do uso excessivo de eletrônicos. Independente da idade, a criança precisa ser estimulada a praticar atividades ao ar livre e esportes.

É comum ouvir relatos do quão desafiador pode ser incentivar as atividades externas e prática de esportes entre as crianças da nova geração. Apesar da dificuldade enfrentada pelos pais, é fundamental manter uma postura ativa com relação a organização da rotina e implementação de atividades saudáveis no calendário da criança. 

Uma criança que se movimenta e tem contato com outras pessoas durante a prática de atividades físicas desenvolve melhor a sua coordenação motora, gasta energia, combate a ansiedade,  desenvolve o equilíbrio, melhora a postura, apenas para citar alguns exemplos.

Por isso, incentivar a prática de esportes e atividades ao ar livre ajuda a combater o sedentarismo e estimula o desenvolvimento físico e mental.

Os riscos do sedentarismo infantil

O sedentarismo é caracterizado pela ausência de uma rotina de prática de atividades físicas. Quando se fala em sedentarismo, a primeira imagem que vem em mente é uma pessoa sentada no sofá assistindo televisão e com aspecto de cansaço.

Entretanto, muitos sedentários sequer o aparentam ser. De acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte, o sedentarismo pode ser definido como a prática de atividades físicas leves inferior a 2h30min por semana para a população entre 18 e 60 anos.

Apesar desse conceito não se aplicar aos menores de 18 anos, ele traz alguns parâmetros que podem contribuir para que os pais planejem a rotina de atividades físicas da criança.

O ideal é reservar de uma a duas horas por dia para atividades ao ar livre e esportes. Perceba que a orientação é de, no mínimo, duas horas e meia por semana. No entanto, as crianças estão em fase de desenvolvimento o que demanda uma carga maior de estímulos físicos.

Lembrando que na escola a criança costuma desenvolver atividades nesse sentido, por isso, essa carga horária pode ser considerada no planejamento da semana do seu filho. 

A complementação das atividades pode incluir, por exemplo, passeios no parque, corridas, aulas de natação, brincadeiras com patinete, bicicleta ou patins, aulas de vôlei ou futebol.

Dicas de como estimular a prática de atividades esportivas 

O primeiro passo é criar uma rotina e definir limites com relação ao tempo de uso de eletrônicos como smartphone, videogame e televisão. Imponha limites e direcione a criança para outras atividades.

Você pode inscrever a criança em atividades do seu interesse e incentivar a participação em aulas fora do horário da aula. Hoje é possível encontrar aulas para crianças de todas as idades em diferentes práticas esportivas. Estimule a criança para que ela conheça, participe e se envolva nessas tarefas.

Com a organização da rotina e a definição de um horário específico para a prática dessas atividades, fica mais fácil para a criança criar o hábito e internalizar o esporte como sendo uma parte importante do seu desenvolvimento. 

Sabendo que a rotina dos pais é bastante agitada, outra dica bacana é aproveitar os finais de semana para praticar esportes em família, fazer passeios em parques e aproveitar a folga para desenvolver laços ainda mais fortes por meio de atividades conjuntas. 

E não esqueça que os pais são o grande exemplo dos filhos, por isso é super importante que eles também pratiquem atividades físicas. Isso pode incluir desde pequenas caminhadas (para as quais você pode convidar o seu filho), até atividades em academias, aulas de vôlei, futebol ou natação. 

Na medida do possível, convide os seus filhos para que eles participem de momentos como esses e percebam a prática de esportes como algo importante para o seu desenvolvimento. 

você pode gostar também