O que é fidget toys: conheça esse brinquedo da moda

Você sabe o que é fidget toys? Muito provavelmente você já os conheça, só não relacionou o nome ao objeto. Esses brinquedos viralizaram na internet com seus diversos modelos coloridos com o objetivo de ajudar a manter a concentração e diminuir a ansiedade em crianças. Ou seja, são desenvolvidos para serem ferramentas antiestresse.

É possível encontrar o fidget toys em lojas de brinquedos, multicoisas e outros pontos do segmento, com formatos que chamam a atenção dos pequenos. Muitos deles possuem formatos engraçados e bem ousados. Quer saber mais sobre esse brinquedo da moda poderoso? Acompanhe o post!

Entenda o que são os fidget toys

fidget toys

A tradução significa “brinquedos antiestresse”, ou seja, desenvolvidos para promover bem-estar. Na maioria das vezes são fabricados em silicone, exatamente para ser macio ao toque. São itens pequenos o suficiente para caber nas mãos das crianças para serem manuseados.

Há diversos modelos com características que permitem serem apertadas, movimentadas ou giradas, podendo provocar sons que retém atenção, promovendo assim um controle emocional momentâneo. Os principais tipos de fidget toys são:

  • Pop It
  • Polvo do humor
  • Anéis Sensoriais
  • Bolas fluffy
  • Cubo mágico
  • Wacky tracks
  • Spinner
  • Molas coloridas

O modelo de brinquedo antiestresse que virou febre entre a criançada no último ano foram os Pop It, que imitam um plástico bolha em diversos formatos e emitem som ao serem pressionados. Podem ser bem coloridos e de diversos formatos, como círculos, quadrados, unicórnio, sorvete, coração, borboleta, etc.

Além de controlar o estresse os brinquedos estimulam a criatividade, imaginação e o cognitivo. Geralmente possuem cores vibrantes para chamar atenção da criançada.

O surgimento dos fidget toys não foram todos de uma vez, pelo contrário, cada um surgiu em uma época específica e demoraram um tempo para fazerem sucesso. Por exemplo, o cubo mágico foi criado em 1974. Já o spinner foi a mais de 25 anos atrás.

E quanto aos benefícios e indicações?

Seus benefícios são diversos já que estimulam diferentes habilidades e promovem o controle emocional. Por esse motivo são indicados para todas as idades, inclusive crianças ansiosas e agitadas.

Como também, é uma excelente alternativa para os pequenos que não tem muitas opções para brincar dentro de casa, podendo ser utilizados para diminuir o uso das telas, como de computadores, celulares e videogames. Assim, consegue-se diminuir os danos que esses equipamentos podem causar, auxiliando a criança e se entreter com algo lúdico.

Para você entender melhor, abaixo há uma lista dos benefícios dos fidget toys:

Promove a concentração e foco

Spinner

Os brinquedos antiestresse conseguem captar ou direcionar os movimentos, retendo foco e concentração ao manuseá-lo. Isso é bem evidente até em crianças estressadas, agitadas ou ansiosas, sendo uma ótima alternativa para momentos de tensão e euforia. Com esses ganhos, se consegue melhorar também o desempenho escolar.

Favorece o relaxamento

São excelentes opções para aliviar a sobrecarga emocional, pois ao manuseá-los promove relaxamento, seja pela sensação sensorial de apertar e ouvir o som ou pela distração em um único objeto e não no ambiente. A maciez do brinquedo fornece prazer e bem-estar.

Proporciona diversão

É uma atividade divertida, já que os diferentes modelos possibilitam distrair-se com movimentos e sons agradáveis. Por exemplo, as bolas fluffy ao serem pressionadas fazem bolhas engraçadas, principalmente se o brinquedo imitar algum desenho de animal. Sendo uma opção curiosa que promove a imaginação também.

Diminui a ansiedade

cubo magico

A ansiedade pode causar irritação, inquietação, tremores e outros sintomas. Quando a criança brinca com esses brinquedos antiestresse consegue aliviar esses sintomas e até mesmo preveni-los.

Melhora a coordenação motora e raciocínio

Ao brincar, se estimula a coordenação motora fina, pois desenvolve a manipulação de objetos pelas mãos e dedos. O raciocínio também é desenvolvendo, já que alguns modelos instigam a criança a resolver uma problemática, como no caso dos cubos mágicos. Já o Pop It pode ser utilizados para ajudar em lições de matemática, auxiliando a criança a realizar contas simples.

Estimula o desenvolvimento sensorial

Ao observar e reconhecer as diferentes formas, sentir as texturas e ouvir os sons, a criança desenvolve seus sentidos, como o tato, visão e audição. Isso favorece seu aprendizado e compreensão do ambiente, bem como noção de perspectiva. Pela grande variedade que temos no mercado, há diversos modelos que podem estimular o sensorial de diferentes formas, aumentando assim a bagagem de conhecimento.

Viu como deixar as mãos dos pequenos ocupadas com esses brinquedos antiestresse podem valer muito a pena? Agora que você já sabe o que é fidget toys, já pode apostar neles com tranquilidade para seu filho ou qualquer outra criança.

Gostou do artigo? Conte-nos o seu preferido e compartilhe com seus amigos para eles também conhecerem as vantagens de brinquedo poderoso!

você pode gostar também