Brincadeiras divertidas: 7 opções para brincar em grupo

Toda criança adora brincar e isso não é nenhum segredo para ninguém. Porém, quando são brincadeiras divertidas, tudo fica mais alegre e cheio de vitalidade. Essas são ótimas alternativas para aliviar o estresse, ansiedade e inquietação. Além de promover bem-estar e ganhos na aprendizagem.

Isso mesmo! Há atividades que ajudam a desenvolver habilidades cognitivas, motoras e sociais da criança. Por isso, são uma ótima oportunidade de ensinar e observar o seu crescimento, bem como de fortalecer laços e criar vínculos fortes. Ficou curioso? Separamos as melhores brincadeiras para se divertirem em grupo e usufruir desses benefícios. Veja a seguir:

Corrida de obstáculos

Corrida de obstáculos

A primeira brincadeira divertida que indicamos é a corrida de obstáculos. Nesta, você vai precisar de um espaço amplo e arranjar alguns obstáculos para incluir no percusso. Pode ser pneus, bambolês, troncos de árvores, cordas, cones, entre outros. A equipe que conseguir passar por todos os obstáculos por primeiro vence.

É uma excelente atividade para fortalecer os músculos, trabalhar o raciocínio, agilidade, orientação espacial, lateralidade, flexibilidade, equilíbrio, entre outros.

Batalha de Nerf

Batalha de Nerf

Nerf são lançadores, que dependendo do tipo, pode transformar a brincadeira. Há modelos que lançam dardos, flechas, bolas, entre outros. As munições são confeccionadas com materiais a base de plástico ou espuma, tornando o brinquedo seguro para crianças. Há também os modelos que lançam água, ideais para dias de verão acalorados.

Aposte em lançadores Nerf para quem é bom de mira e adora brincar de batalha com seus amigos de maneria muito mais divertida. Escolha um objetivo em comum, como chegar a um ponto específico de um parque, ou conquistar a bandeira do grupo adversário.

Faça regras para deixar mais desafioso a batalha, por exemplo, número máximo que uma pessoa pode ser atingida de munições, etc. Contudo, a criançada vai precisar de brinquedos semelhantes, ou pelo menos, que tenha a munição semelhante para brincar. Essa brincadeira estimula orientação espacial, raciocínio, flexibilidade, lateralidade, percepção de espaço, trabalho em grupo, e muito mais.

Caça ao tesouro

Caça ao tesouro

Quem nunca brincou de caça ao tesouro? Essa brincadeira trabalha diversos pontos, como raciocínio, trabalho em grupo, socialização e atenção. Será preciso criar um mapa para as crianças desvendá-lo e encontrar o misterioso tesouro escondido. A equipe ou a criança que encontrar primeiro o tesouro vence a partida.

Rouba bandeira

criança correndo com uma bandeira na mão e varias outras crianças atrás em um lugar cheio de arvore e vazio

Nesta brincadeira todo mundo vai se movimentar, por isso, é necessário um espaço amplo para executá-la. Divida o espaço em dois campos e coloque a bandeira na borda do espaço, sendo de cores diferentes para diferenciar os times. Forme duas equipes, uma para cada campo.

O objetivo é cada equipe tentar roubar a bandeira adversária, além de defender a sua. Se alguém da equipe for pego em campo adversário é “congelado” no lugar em que estava, podendo só se movimentar novamente se um companheiro de equipe tocar nele. A brincadeira inicia quando se grita “bandeirinha arreou”, a partir disso as equipes já podem invadir o campo oposto.

Ganha quem capturar mais vezes a bandeira adversária. Assim, é possível trabalhar raciocínio estratégico, coordenação motora, orientação espacial, lateralidade, flexibilidade, atenção, agilidade, trabalho em equipe, e muito mais.

Jogo de mímica

Jogo de mímica

O pincipal objetivo desse jogo é adivinhar o que o mímico está tentado dizer por gestos. Divida, em pelo menos, duas equipes os pequenos, a cada rodada sorteie um tema para o mímico ter que gesticular à sua equipe. Estipule um tempo máximo para adivinhação, por exemplo, 5 minutos por rodada. Ao final da partida, a equipe com mais acertos é a campeã.

Lembrando que o mímico é proibido de falar ou escrever. Essa atividade é excelente para melhorar a socialização, trabalho em grupo, raciocínio, coordenação motora, imaginação, criatividade, entre outros aspectos.

Qual é o desenho?

Parecida com a brincadeira anterior, porém com a diferença que nesta será desenhado referenciando o tema sorteado. Cada equipe terá que adivinhar qual é o desenho. A equipe que acumular mais acertos ganha a batalha. Também estipule um tempo máximo para cada desenho, e o desenhista está proibido de falar.

Assim, se estimula a coordenação motora, imaginação, raciocínio, criatividade, socialização e trabalho em grupo. Além disso, é uma alternativa para brincar em ambientes internos, principalmente em dias chuvosos ou em que não há possibilidade de sair em uma área externa.

Stop!

Distribua papel e caneta para todos os participantes. Faça uma tabela distribuindo temas, como nome, país, fruta, cor, animal, objeto, etc. É só sortear uma letra do alfabeto para iniciar a brincadeira. Todas as respostas deverão começar com a letra sorteada. Quem terminar primeiro grita “stop” e todos devem parar de preencher a tabela.

A contagem dos pontos é a seguinte: para cada acerto único são 10 pontos, se alguém repetir a mesma resposta são 5 pontos e 0 se não tiver respondido ou não corresponder a letra sorteada. Nesta brincadeira, se estimula a agilidade, coordenação motora, raciocínio, entre outros.

Essas são as brincadeiras divertidas que reunimos para você conhecer. Diversas opções de passatempos para a criançada se entreter e desenvolver diversas habilidades. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

você pode gostar também