Leilão de sucatas de motos: como funciona e onde comprar?

Leilão de sucatas de motos: vale a pena?

Nos últimos anos a procura pelos leilões de veículos tem aumentado graças às suas vantagens, principalmente a econômica. Dentre eles, o leilão de sucatas de motos pode ser bastante atrativo para aqueles que são apaixonados por reformar modelos antigos e, também, por quem busca reaproveitamento de peças.

Além disso, a diferença de preço entre os lotes das leiloeiras e os veículos seminovos nas concessionárias é muito atrativa. Sendo assim, veremos hoje como funcionam os leilões de sucatas de motos e quais são as maneiras mais seguras e práticas de conseguir adquiri-las.

Leilão de sucatas de motos: o que é?

Primeiro é preciso definir que leilão de sucatas de motos não é o mesmo que leilão de motos ou motocicletas seminovas. Isso porque, sucata, por definição nos leilões, é o artigo que já não cumpre mais com sua função original. 

No caso das motos, funciona para locomoção de até duas pessoas, ou seja, você está adquirindo uma moto que não estará em funcionamento.

Os motivos que levaram a moto a tornar-se sucata por vezes são desconhecidos, no entanto sempre é possível visitar os lotes presencialmente para saber o estado em que o bem encontra-se no momento do pregão.

Leilão de sucatas de motos: como comprar?

Um leilão de sucatas de motos funciona como um leilão de um veículo em estado funcional. As mesmas características do processo de divulgação, oferta de lotes e arremate serão mantidas.

Sendo assim, em um leilão de sucatas de motos toda a relação dos modelos de sucatas a serem leiloadas estará divulgada em edital previamente anunciado pela leiloeira.

Dessa forma o comprador poderá de antemão saber todos os lotes oferecidos e encontrar algum de seu interesse, com todo o descritivo do estado em que a sucata será encontrada.

Ademais, a localização do lote também estará descrita no edital divulgado no site da leiloeira para que o comprador possa realizar uma visita e ter certeza a respeito do estado da sucata.

Após conferir o lote, saber seu estado e confirmar seu interesse pela sucata, será realizado o leilão em data já estabelecida no edital. Este leilão poderá acontecer de maneira online, presencial ou híbrida (presencial e online ao mesmo tempo). 

Leilão de sucatas de motos: qual a origem do lote?

A origem dos bens de leilão de sucatas de motos de modo geral é divulgada pela leiloeira que realizará o pregão. Eles podem ser resultado de busca e apreensão, financiamento ou repartições públicas.

Busca e apreensão 

Acontece, por exemplo, nos leilões realizados pela Polícia Federal, que permitem o arremate de veículos abandonados em pátios de apreensão (veículos esses que não foram retirados pelos respectivos donos após a recuperação).

Recuperados de financiamentos

Neste caso encontramos veículos recuperados judicialmente por empresas que financiam veículos ou os utilizam como garantia para financiamentos de outros bens.

Repartições públicas

Veículos com vida útil próxima ao fim, ou que o custo-benefício da manutenção constante não valha mais a pena, assim como resultantes de acidentes ou problemas não solucionáveis. Pode acontecer, por exemplo, com ambulâncias, carros oficiais, viaturas etc.

É importante saber a origem do lote para que não haja incentivo ao mercado ilegal de leilões, realizado a partir de procedências ilegais.

Uma informação de ouro é que todo o leilão de sucata deve ser autorizado pelo Detran responsável pela região onde o leilão será realizado, pois os números de chassi devem ser todos registrados antes do leilão se iniciar.

Por que o leilão de sucatas de motos pode ser uma boa ideia?

Tanto por sorte quanto por intenção, o leilão de sucatas de motos pode ser interessante ao comprador que queira reformar uma moto sucateada ou aproveitar alguma parte da sucata leiloada.

Portanto é importante que o comprador visite o local do lote, se possível com um mecânico de motos para saber o estado em que as peças serão adquiridas. A partir daí cabe ao comprador definir se este lote poderá ser útil ou se seria melhor buscar outros lotes para conferir, até que uma boa escolha seja feita.

Leilão de sucatas de motos: como saber se o site é confiável?

Faz-se necessário deixar a empolgação da atratividade dos preços baixos oferecidos em um leilão de sucatas de motos de lado, e atentar-se a um fator de extrema importância: a confiabilidade do leilão.

Nos últimos anos, com as variações econômicas que passamos no país, adquirir veículos novos e seminovos tornou-se menos acessível, e o mercado dos leilões entrou em alta. 

No entanto, muitos golpistas aproveitaram-se desse crescimento pela procura por leilões e acabaram fazendo milhares de compradores como vítimas de grandes esquemas pela internet. E é aí que entra nossa primeira dica.

Pesquise sobre a leiloeira

Pesquise sempre sobre a leiloeira antes de realizar qualquer tipo de contato inicial demonstrando interesse. 

Afinal, todos os dados da empresa devem estar em seu respectivo site: CNPJ, endereço, telefone e a identificação do leiloeiro responsável devidamente licenciado pela autarquia de seu estado.

Vale procurar também notícias a respeito da leiloeira que você está interessado. Caso você não encontre nenhuma reclamação ou problemas relacionados à ilegalidade, entre em contato com a leiloeira para saber mais pode ser uma opção.

Visite o local do leilão

E uma das dicas mais preciosas para escapar dos golpes de falsos leilões online é: sempre visite o local do leilão. Ainda que ele seja realizado online, a leiloeira deve publicar a localização do lote para visita dos interessados.

Inclusive, há leiloeiras que deixarão o lote aberto à visitação, e outras em que será necessário realizar agendamento prévio. No entanto, todas devem possuir lugar físico e disponibilizar o lote neste mesmo endereço.

você pode gostar também