Guia completo para viajar de avião com pet!

Saiba como funciona e todos os requisitos para levar seu animal de estimação com você na sua próxima viagem! 

Embora a maioria dos tutores tenha a vontade de levar seus animais de estimação para todos os lugares, viajar de avião com pet pode acabar sendo custoso. Além disso, existem diversas regras para quem vai embarcar com o bichinho.

Nesse sentido, as companhias aéreas são rigorosas quanto ao cumprimento dos requisitos e, se sua viagem for para o exterior, a lista só aumenta. Por isso é importante se preparar com antecedência!

Ainda que possa parecer trabalhoso, é perfeitamente possível levar seu amigo peludo com você durante a viagem. Então, quer saber como fazer para organizar o passeio aéreo do seu animal de estimação?

Pois preparamos um guia completo com informações sobre os pré-requisitos para você começar a se preparar. Além disso, você confere dicas essenciais para quem vai viajar de avião com seu pet. Veja a seguir!

Quais são os pré-requisitos para seu pet viajar de avião?

Primeiramente, saiba que é perfeitamente possível fazer o transporte do seu animal de estimação por avião. Afinal, essa é uma das maneiras mais seguras de se viajar, tanto para você quanto para o pet.

No entanto, existem algumas regras exigidas pelas companhias aéreas e até mesmo pelos governos de outros países. Nesse sentido, é importante seguir a risca para evitar problemas mais sérios na hora do embarque e desembarque.

Voos nacionais

Embora seja mais simples viajar de avião com seu pet dentro do país, ainda existem restrições e regras a serem seguidas. Atualmente, os pré-requisitos incluem:

  • Laudo veterinário atestando a saúde do pet;
  • Carteira de vacinação com vacinas em dia.

É importante ressaltar que o atestado do médico veterinário precisa ser de até 10 dias antes da viagem. Além disso, para viajar com gato ou cachorro ele precisa estar vacinado com a vacina antirrábica com validade de até 1 ano.

Voos internacionais

Agora, se você vai viajar com seu pet de avião para fora do Brasil, existem mais alguns pré-requisitos para ficar atento. Além daqueles citados anteriormente, você também vai precisar:

  • Certificado Veterinário Internacional, ou CVI;
  • Certificado Zoosanitário Internacional, ou CZI.

Vale lembrar que esses documentos são válidos apenas 60 dias a partir da data de emissão. Ademais, tanto para voos nacionais quanto para internacionais você vai precisar também de uma caixa de transporte específica para esse tipo de viagem.

Como comprar a passagem para seu pet?

Com os documentos encaminhados e a caixa de transporte comprada, você vai precisar reservar uma passagem de avião com antecedência para viajar com seu pet. Isso mesmo, é essencial que você não deixe para a última hora, tudo bem?

Primeiramente, saiba que não são todas as companhias aéreas que fazem o transporte de animais. Portanto, você vai precisar entrar em contato com a empresa escolhida para ter certeza de que a viagem será possível.

Ademais, nem todas as companhias que fazem esse transporte permitem que o animal vá com você dentro da cabine. Sim, isso é uma possibilidade para algumas espécies de animais, mas não são todas as empresas que oferecem essa opção.

Por fim, ao comprar a passagem, é importante entrar em contato direto com a companhia escolhida para fazer a reserva do voo. Afinal, algumas possuem um limite de pets que podem levar em cada aeronave.

Viagem de avião com pet: veja 7 dicas para uma experiência tranquila!

Então, está pensando em viajar com seu pet de avião e está inseguro quanto ao trajeto? Não se preocupe! Trouxemos algumas dicas para você se preparar junto com seu animal de estimação para que tudo saia da melhor forma possível. Confira!

Caixa de transporte

Ainda que você prefira levar seu pet para viajar no seu colo, as companhias aéreas exigem uma caixa de transporte específica. Nesse sentido, é necessário entrar em contato com a empresa aérea escolhida para verificar o modelo.

Ademais, é essencial que você deixe a caixa de transporte disponível para seu pet usar, brincar e até comer dentro dela no dia a dia. Assim você evita que ele se assuste ou se sinta desconfortável na hora do voo.

Check-up veterinário

Embora você precise do laudo do médico veterinário para embarcar com o animal, também é importante que você faça um check-up completo. Isso inclui exames de sangue, ultrassom e outros procedimentos que o profissional possa solicitar.

Assim, você vai garantir que seu amigo peludo está saudável para fazer uma viagem de avião. Aliás, lembre-se que animais com focinho achatado podem ter ainda mais dificuldades nesse tipo de viagem.

Alimentação leve

Mais uma dica de especialistas para viajar de avião com seu pet é oferecer a ele uma alimentação leve nos dias que antecedem a viagem. Evite trocar a ração ou oferecer qualquer outro tipo de alimento.

Ademais, também é interessante alimentar seu pet com até 3 horas de antecedência do embarque. Desse modo, você evita que o animal se sinta enjoado durante o voo e acabe passando mal.

Corte as unhas

Alguns veterinários ainda recomendam dar um banho e aparar as unhas do animal na véspera da viagem. Assim você evita que ele possa ferir você ou qualquer outro atendente da companhia.

Mesmo que seu pet não viaje na cabine com você, é importante seguir as recomendações dos médicos veterinários e da companhia aérea. Dessa forma você evita qualquer transtorno durante o embarque e desembarque.

Inclua uma distração

Essa dica é especialmente importante se o seu animal de estimação estiver viajando no porão da aeronave, longe de você. Isso é, dentro da caixa de transporte, inclua um petisco ou brinquedo que ele gosta.

Além disso, disponibilizar uma peça de roupa ou fronha de travesseiro com seu cheiro pode ajudar a acalmar o bichinho, principalmente gatos. Outra dica é utilizar feromônios sintéticos na caixa de transporte para que ele se sinta mais à vontade.

Tapete higiênico

Viajar com um animal é mais ou menos como viajar com um bebê, ou seja, é preciso pensar em tudo! Aliás, isso inclui as necessidades do pet, e é muito importante colocar um tapete higiênico dentro da caixinha de transporte.

Então, evite sujeiras e reclamações e coloque um bom tapete higiênico de tamanho adequado. Além de manter o ambiente limpo, seu pet também ficará mais confortável durante o voo.

Passeio antes do voo

Se seu pet não estiver nervoso dentro do aeroporto, pode ser uma boa ideia levá-lo para passear logo antes do embarque. Aliás, vale a pena chegar com antecedência, mas sem exageros, tudo bem?

Caso seu pet vá viajar de avião no porão da aeronave, é interessante brincar com ele e mantê-lo calmo. Não se preocupe! As cabines onde os animais viajam são pressurizadas, iluminadas e mantêm a mesma temperatura de onde você está.

você pode gostar também