Papel higiênico JÁ ERA! Veja o que pode substituir

Adeus para sempre ao papel higiênico: Outra alternativa está chegando para revolucionar e substituir este item. O papel higiénico é um produto que utilizamos diariamente, muitas vezes sem refletir sobre o seu impacto ambiental. Apesar de ser um item de uso comum, a sua produção e consumo representam significativos danos para as florestas, o clima e a saúde humana. Mas existiria uma alternativa mais ecológica e econômica ao papel higiénico? A resposta é sim.

O papel higiênico pode ser substituído. Veja como e pelo o que. |  Imagem: Pixabay
O papel higiênico pode ser substituído. Veja como e pelo o que. Imagem: Pixabay

Adeus para sempre ao papel higiênico: Outra alternativa está chegando com força

Feito principalmente de polpa de madeira virgem, o papel higiénico é o resultado do abate de árvores exclusivamente para esse propósito. Um relatório divulgado pelo Conselho de Defesa dos Recursos Naturais indica que aproximadamente 27 mil árvores são derrubadas diariamente para sua produção. Tal prática leva à destruição de florestas essenciais para a biodiversidade e equilíbrio climático, como a floresta boreal canadense por exemplo.

A produção do papel higiênico também consome grandes quantidades de água, energia e produtos químicos. Estima-se que cerca de 140 litros de água são necessários para fazer um único rolo. Além disso, papéis feitos de materiais virgens emitem três vezes mais carbono do que aqueles de materiais reciclados. Processos de branqueamento, que utilizam cloro, contaminam as águas e podem ser prejudiciais à saúde.

E não para por aí: o consumo deste papel resulta em vasta quantidade de resíduos, que demoram anos a degradar-se em aterros sanitários, liberando gases de efeito estufa. Além disso, pode conter produtos químicos persistentes associados a problemas de saúde, incluindo câncer, infertilidade e desequilíbrios hormonais.

A alternativa é o uso do Bidé.

Perante esta realidade, muitos buscam opções mais sustentáveis e saudáveis para a higiene íntima. Uma dessas opções é o bidé, um recipiente oval que permite lavar com água e sabão sem a necessidade de papel. Suas vantagens incluem:

  • Ecologia: Reduz o consumo de papel, água e energia e minimiza resíduos e poluição.
  • Economia: Gera economia ao evitar compras frequentes de papel higiénico.
  • Higiene: Proporciona limpeza superior, ajudando a prevenir infecções e irritações.
  • Conforto: Oferece uma sensação de frescor e bem-estar após a utilização.

Embora o bidé seja um item tradicional em casas de banho espanholas, sua presença tem diminuído ao longo dos anos devido a tendências e questões de espaço. Entretanto, em lugares como Zamora, a instalação do bidé é obrigatória nas casas desde o ano de 2006. Existem também variações modernas, como bidês acoplados a vasos sanitários ou em formatos de pulverizadores

Resumindo, o bidé apresenta-se como uma alternativa viável para a substituição do papel higiénico, promovendo o cuidado com o ambiente e a saúde.

Saiba mais: Truque do papel higiênico perfumado! Usei no meu banheiro

você pode gostar também