7 novelas que marcaram época

Descubra as novelas marcantes que, até hoje, são lembradas por suas histórias

Como esquecer das tramas que marcaram toda uma geração e influenciaram o comportamento de milhares de pessoas? As novelas refletem muito do que vivemos em sociedade e fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Embora atualmente tenhamos outras formas de consumir entretenimento, como assistir séries via streaming, as novelas se reinventam e ainda conseguem reter o seu público.

Muitas coisas mudaram com o passar dos anos. Uma delas foi a possibilidade de assistir novelas pela televisão smart, que possibilita uma maior conexão com as plataformas. Dessa forma, você fica atualizado e não perde nenhum capítulo da sua novela favorita. Vamos relembrar as novelas que mais marcaram época? Fizemos uma viagem pelo túnel do tempo e resgatamos as obras de sucesso que jamais serão esquecidas.

1. Tieta

Essa novela foi exibida em 1989, porém já foi reprisada algumas vezes na telinha. A trama foi uma adaptação do romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, e teve como protagonista Betty Faria. Foi escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn. Os personagens foram marcantes, como Tieta, Perpétua, Imaculada, a Mulher de Branco, entre outros.

2. Senhora do Destino

Essa trama contou com a maior vilã de todos os tempos: Nazaré Tedesco. Escrita por Aguinaldo Silva e com direção de Wolf Maia, a novela conta a história de Maria do Carmo, mãe de cinco filhos que teve uma filha sequestrada quando ainda era recém-nascida. Ela luta para reencontrá-la mesmo após ter se tornado rica e não desiste desse objetivo. Foi eleita em 2020 como a 5ª melhor telenovela brasileira de todos os tempos. 

3. O Cravo e a Rosa

A novela se passa nos anos 1920 na cidade de São Paulo e retrata o romance turbulento entre o caipira Julião Petruchio e a geniosa Catarina, uma jovem com ideias feministas e filha mais velha do banqueiro Nicanor Batista. A trama foi ao ar em 2000, tendo sido escrita por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, com a colaboração de Duca Rachid. A história foi uma adaptação da obra A Megera Domada, de William Shakespeare.

4. Mulheres Apaixonadas

Uma novela escrita por Manoel Carlos, com uma trilha sonora marcante e que tinha a mulher e o amor como temática central. A trama gira em torno do triângulo amoroso Helena, César e Luciana. Desenvolve-se em meio a segredos e dramas familiares.

5. Cabocla

Cabocla, exibida em 2004, com base no romance homônimo de Ribeiro Couto, foi adaptada por Benedito Ruy Barbosa. O romance conta a história de Luis Jerônimo, jovem rico que está com um problema no pulmão, e Zuca, uma moça humilde da fazenda onde vai passar uma temporada a mando do pai.

6. Rainha da Sucata

Uma novela que marcou muito a época foi Rainha da Sucata, exibida em 1990. A trama se passava em São Paulo e tinha como foco duas personagens: Maria do Carmo, a emergente, e Laurinha Figueroa, a socialite falida. Maria do Carmo acaba enriquecendo com os negócios do pai, mas continua com os hábitos do passado. A personagem Dona Armênia, interpretada por Aracy Balabanian, é um dos destaques e ficou conhecida pelo bordão: “Vou botar essa prédio na chon!”. A novela é de Sílvio de Abreu e contou com a direção geral de Jorge Fernando.

7. Mulheres de Areia

A novela trouxe duas personagens icônicas e eternas da TV brasileiras, as gêmeas Ruth e Raquel, que até hoje são lembradas. A trama se passa na fictícia Pontal D’Areia e revela a rivalidade entre Ruth, a professora boazinha, e Raquel, a gêmea má. O personagem de Marcos Frota, Tonho da Lua, também é um dos grandes destaques da novela.

você pode gostar também