Alimentação ajuda a aliviar os sintomas da menopausa

Alguns alimentos são fundamentais para atravessar a menopausa com equilíbrio e saúde

Os hormônios são capazes de bagunçar completamente a vida de uma mulher, seja na puberdade, gravidez ou menopausa. Na menopausa, o incômodo é causado por conta dos efeitos desagradáveis gerados pela queda hormonal no corpo. Mas, como diz o ditado: você é o que você come. Por isso, alguns alimentos são fundamentais para atravessar essa fase com equilíbrio e saúde.

A menopausa, que ocorre durante o climatério, transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, costuma causar mudanças no corpo feminino entre os 45 e 55 anos, como aumento do colesterol, pressão arterial, peso e mudança óssea, e, com isso, afetar completamente a rotina da mulher.

Além disso, tem também os chamados sintomas emocionais, como mudança repentina de humor, sono, alterações dermatológicas como rugas, envelhecimento e alterações da pigmentação da pele.

Alimentação funcional

Na fase da menopausa, muitas mulheres ganham peso na região abdominal, por isso é bom investir em uma alimentação funcional  e abundante em fitoestrógenos, com alimentos ricos em ômega 3 e 6, fibras, probióticos, simbióticos, fitoesteróis e carotenóides. Portanto, frutas, legumes, hortaliças, bebidas lácteas, aveia, iogurtes, grãos integrais, mel, castanhas, amêndoas, sementes de linhaça, gergelim, semente de girassol e soja.

Além disso, é aconselhado investir em alimentos que reforcem o sistema imune, a cicatrização e a absorção de colágeno, como laranja, morango e mamão, que são ricos em vitamina C.

Alimentos abundantes em vitaminas D e cálcio, por sua vez, são também fundamentais, pois ajudam a prevenir e combater a osteoporose, comum nesta fase da vida da mulher.

Aceleração do metabolismo

É comum que na fase da menopausa o metabolismo fique um pouco lento, o que pode contribuir para o aumento da gordura abdominal. Além da retenção de líquido, que pode fazer com que a mulher imagine que está engordando, quando na verdade se trata de inchaço. 

É importante, neste caso, não abrir mão do exercício físico, do consumo de água e até chás que contribuem para a drenagem destes líquidos.

O consumo de suplementos alimentares também é muito indicado nesta fase, como cápsulas de Amora Miúra, que têm papel importante para minimizar alguns sintomas da menopausa e fortalecer o sistema imune, a partir das duas propriedades antioxidantes. O suplemento é rico em vitaminas E e B6 e minerais como magnésio, fundamental para o bom funcionamento do corpo.

Todo o processo deve ser monitorado por um nutricionista, que irá analisar, através de exames, quais as necessidades de cada mulher. Antes de sair tomando fórmulas caseiras e utilizar medicações que foram benéficas para conhecidas, é fundamental avaliar as necessidades do organismo. 

Alimentos estimulantes, como café e chocolate, devem ser usados com moderação, para não acentuar alguns sintomas como estresse e irritabilidade. O chocolate ajuda a aliviar o estresse, quando utilizado em doses moderadas. O segredo, de todo jeito, é manter a mente sã, para que o corpo consiga passar por este turbilhão da maneira mais tranquila possível.

você pode gostar também