Por que a automedicação é perigosa? Descubra agora!

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em por que a automedicação é perigosa, e sobre a importância de buscar sempre orientação médica antes de tomar qualquer tipo de medicamento.

Obviamente que existem alguns remédios que não tem problema em tomar por conta própria, como um analgésico para dor de cabeça, por exemplo.

Mesmo assim, todo cuidado é pouco, porque até mesmo analgésicos em doses elevadas podem causar complicações.

Se você tem o costume de se automedicar, descubra aqui todos os perigos envolvidos!

O que é automedicação?

Antes de entender por que a automedicação é perigosa, saiba que a automedicação consiste em tratar uma infecção benigna, como uma gripe, uma tosse ou mesmo uma constipação sem passar pelo médico.

Nos termos médicos, é definido assim:

Utilização de medicamentos, sem prescrição médica, pelas próprias pessoas ou por pessoas próximas por sua própria iniciativa.

Esses medicamentos estão disponíveis sem receita médica para patologias benignas e facilmente diagnosticadas pelo paciente.

E talvez por serem vendidos sem prescrição médica que as pessoas acabam abusando e usando de forma indiscriminada.

Por que a automedicação é perigosa?

Um dos principais motivos por que a automedicação é perigosa é o mau uso dos medicamentos e uma piora do estado de saúde da pessoa.

Quando falamos de mau uso, se refere ao fato de errar na dosagem ou tomar o medicamento com outros, o que pode afetar a sua eficácia.

Em caso de idosos, é muito importante que alguém ajude a organizar remédios para que o idoso saiba quais medicamentos ele deve tomar.

O problema hoje em dia é que vemos anúncios de remédios em todos os lugares, na TV, revistas, internet…Dessa forma, as pessoas acabam comprando sem consultar um médico, pois acreditam que não tem nenhum problema.

Mesmo se alguns profissionais do meio médico afirmarem que a automedicação é uma maneira de responsabilizar as pessoas sobre os medicamentos, tenha em mente que é uma prática muito arriscada.

Quais os perigos da automedicação?

Antes de mais nada, a automedicação só deve ser praticada temporariamente em casos leves, como uma dor de cabeça, um desconforto intestinal…

Tomar medicamentos sem orientação profissional não é recomendado a longo prazo.

É importante ler com bastante atenção a bula, para conhecer a posologia, os efeitos adversos e as contraindicações.

Entenda por que a automedicação é perigosa:

  • Causar outras doenças;
  • Intoxicação;
  • Interação medicamentosa;
  • Ter alergia a alguns componentes da fórmula;
  • Superdosagem;
  • Tomar medicamento fora da data de validade.

Além disso, para os médicos, a automedicação pode impactar o tratamento do paciente, por exemplo, retardar o diagnóstico, uma falsa interpretação dos exames laboratoriais, bem como piorar os sintomas e ocultar sintomas úteis ao diagnóstico.

Dicas de automedicação segura

Conhecendo agora por que a automedicação é perigosa, e sabendo que deve ser feita temporariamente, vale lembrar que em algumas doenças crônicas, com o correto diagnóstico, é possível você se automedicar.

Para praticar a automedicação sem risco, veja essas dicas:

  • Converse com o farmacêutico;
  • Respeite a duração do tratamento;
  • Consulte seu médico em caso de gravidez, aleitamento ou para um bebê;
  • Ler a bula com muita atenção;
  • Não usar com álcool;
  • Seguir as instruções de conservação.

Agora, mesmo que seu médico tenha receitado, se os sintomas persistirem, marque logo uma consulta!

você pode gostar também