Baile em casa: como organizar uma festa de Carnaval para crianças?

Decoração colorida e participação dos pequenos garantem diversão para a folia

Com a chegada das festas carnavalescas pelo Brasil, é comum que pais se programem para proporcionar momentos de lazer e alegria aos filhos. Para garantir que os pequenos guardem boas lembranças desse momento tão feliz, é preciso se preparar e organizar a festa para que, além de festiva, ela seja também sem preocupações.

Mesmo com a retomada das atividades culturais, após o isolamento causado pela pandemia da Covid-19, ainda é preciso tomar cuidados, e alguns pais se sentem mais seguros evitando aglomerações, por isso o Carnaval adaptado para dentro de casa é uma opção perfeita que pode agradar muito as crianças e trazer tranquilidade aos adultos.

Para fazer a festa em casa, não é preciso muito investimento, pois fazer adaptações no local e reaproveitar itens é sucesso para a folia. O primeiro passo para a organização do Carnaval em casa dar certo é escolher em qual espaço da casa ele será realizado, dessa forma é possível planejar a decoração e a lista de convidados de acordo com a disponibilidade de tamanho.

O Carnaval é conhecido pelas cores e pela extravagância, por isso, para a decoração, é preciso pensar em levar alegria. Reaproveitar itens decorativos de festas de aniversário, como chapéus, balões ou copinhos, é uma opção maravilhosa para economizar. Além disso, chamar as crianças para ajudar na elaboração e montagem do espaço garante que a diversão tenha início mesmo antes da festa.

Indispensável para a folia, uma boa playlist faz a diferença na agitação dos pequenos. Uma seleção animada, com músicas que as crianças já gostam de dançar no dia a dia, faz com que a festa fique agitada por mais tempo. Para não fugir do clássico, marchinhas de Carnaval mais tradicionais são uma boa pedida para manter a tradição da data. 

Como esse feriado acontece em uma época bastante quente, na hora de pensar na alimentação da festa, é preciso levar em conta que as crianças estarão com bastante calor. Por isso, lanches rápidos e frescos garantem que os pequenos não fiquem indispostos.

Também é importante garantir que a hidratação seja feita de forma frequente. Pequenas pausas para beber água ou suco podem ser a solução para garantir que ninguém fique desidratado.

Uma festa de Carnaval não é a mesma sem fantasias. Por isso, pensar em trajes que sejam condizentes com a festa é essencial para garantir a animação das crianças. Fantasias que combinem entre os familiares pode ser uma solução muito divertida.

Além disso, vestir os pequenos com personagens que eles gostem ou mesmo elaborar juntos fantasias feitas em casa são opções ótimas. Para as crianças maiores, que não querem fantasias, acessórios como tiaras e óculos divertidos são a solução. Por fim, assim como tantas comemorações são realizadas por escolas na fase do ensino fundamental 2, algumas atividades podem ser realizadas e adaptadas para dentro de casa, como, por exemplo, campeonato de fantasias, customização de acessórios, elaboração de coreografias ou mesmo apresentação de fantoches. O importante é abusar da criatividade para divertir os pequenos.

você pode gostar também