Mamografia: o exame que ajuda a salvar vidas

O dia nacional da mamografia é celebrado em 05 de fevereiro, no Brasil, e tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da realização de exames de mamografia para a prevenção e a descoberta precoce do câncer de mama – que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, ficando abaixo apenas do câncer de pele, na incidência de casos no país. Segundo o INCA, em 2023, são estimados 73.610 novos casos de câncer de mama no país, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres (INCA, 2022). 

Neste período, diversas campanhas de conscientização e ações de prevenção são promovidas em todo o país, com palestras, distribuição de material informativo e realização de exames de mamografia com valores reduzidos ou gratuitos. A mamografia é um exame de imagem que utiliza raios x para identificar alterações nos tecidos mamários. É considerado o exame de imagem padrão ouro para a detecção precoce do câncer de mama, pois permite a identificação de micro lesões, quando ainda estão em um estágio de tratamento mais fácil. 

mamografia
Imagem: mamografia

 A realização regular de mamografias é recomendada para as mulheres a partir dos 50 anos, mas pode ser iniciada antes em casos de risco aumentado, que podem ser considerados: histórico familiar de câncer de mama ou presença de mutações genéticas relacionadas ao câncer. Não há nenhum preparo específico para a realização da mamografia, apenas é solicitado que as pacientes não passem antitranspirantes, após o último banho antes do exame, já que esses produtos costumam ter alumínio em sua composição, aparecendo no exame de forma semelhante a calcificações mamárias. 

Embora a maioria das mulheres saiba da importância da mamografia, muitas deixam de realizar o exame por medo da compressão mamária. A compressão é incômoda para a maioria das mulheres, principalmente, no período pré-menstrual e menstrual, por isso evite agendar seu exame nessas datas. Embora desconfortável, a compressão dura apenas alguns segundos, e é fundamental para uma imagem com qualidade, nítida e com menor dose de radiação. Uma mamografia com compressão insuficiente pode não demonstrar lesões existentes, invalidando o exame. 

Outra questão comum é que mulheres com prótese nas mamas fiquem receosas ao realizar o exame. Mas isso não é necessário, existe um protocolo específico para essas pacientes e a compressão também é reduzida. Uma novidade é que existe um exame recente no mercado é a tomossíntese mamária, realizada em um mamógrafo adaptado com o objetivo de adquirir imagens tridimensionais da mama. Enquanto a mama da paciente é comprimida, o cabeçote do equipamento realiza um arco ao redor da mama, semelhante ao exame de tomografia. Desta forma, é possível visualizar várias camadas do tecido mamário. Entre as vantagens da tomossíntese, podemos citar: a melhor visualização de mamas densas (mamas com tecido glandular predominante), lesões nodulares e de regiões com sobreposição de tecido. Embora haja essa novidade, é importante ressaltar que outros exames como tomografia, ressonância magnética e ultrassonografia não subsituem a mamografia e a tomossíntese mamária. Em relação aos valores: a mamografia digital custa aproximadamente 300 reais, e a tomossíntese mamária 1.000 reais.  

Em resumo, o dia nacional da mamografia é uma oportunidade para reforçar a importância da prevenção e os cuidados para a descoberta precoce do câncer de mama, e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia regularmente. Além disso, é importante que as mulheres estejam sempre atentas a qualquer alteração nas mamas, como nódulos, vermelhidão, alteração do formato ou retração da pele, e procurem um médico caso tenham alguma preocupação. Pois, prevenir e descobrir câncer de mama, o quanto antes, aumenta significativamente as chances de tratamento e cura

Uninter

Evelyn Rosa de Oliveira *Evelyn Rosa de Oliveira é tecnóloga em Radiologia, mestre em Engenharia Biomédica. Tutora do Curso de Tecnologia em Radiologia na UNINTER

Nqm Comunicação

Enviado por: Valquiria Marchiori – NQM Comunicação

você pode gostar também