7 Dicas para a cerimônia de casamento não sair do script

A cerimônia de casamento é, possivelmente, o evento mais importante na vida de quem decidiu dividir seus dias com outra pessoa. Isso porque, tanto faz se ela terá caráter religioso ou civil, é um momento que sela a união de duas pessoas.

Por isso, quanto maior for o planejamento e cuidado com a ocasião, mais memorável será para os noivos recordar este momento. Sendo assim, ninguém quer correr riscos e ter um imprevisto que possa transformar tudo em fracasso, não é mesmo?

Então confira este artigo exclusivo com dicas para evitar ou corrigir os erros e problemas mais comuns da ocasião. Boa leitura!

Afinal, quais as opções para uma cerimônia de casamento?

Afinal, quais as opções para uma cerimônia de casamento

Não há uma regra que determina como uma cerimônia de casamento deve acontecer. Mas há padrões que ditam as expectativas de todos que estarão nela.

Da mesma forma que todo casal que irá se unir planeja comprar um imóvel, mobiliá-lo, pensar na decoração e até mesmo na chegada futura de filhos, antecipar o evento que irá oficializar a união é mais fácil quando a decisão obedece alguns critérios.

O primeiro deles é decidir o local, que pode ou não ser em uma igreja. Esta opção é a mais recorrente entre noivos com práticas religiosas frequentes e, neste caso, precisa cumprir os protocolos do lugar.

Cerimônia dentro ou fora da igreja

Em resumo, há igrejas que limitam a escolha de músicas, tipo de decoração, forma de entrada e celebração, assim como exige um curso preparatório para os noivos. O ideal é verificar isso antes.

Como alternativa, é possível realizar a cerimônia de casamento em um espaço fora da igreja, que pode ou não contar com o celebrante da religião dos noivos. Não importa a escolha, o melhor é contratar um assessor ou cerimonialista para cuidar de tudo.

Entretanto, mesmo com um responsável por executar as escolhas dos noivos, há práticas recorrentes que devem ser pontuadas de maneira clara. Confira as principais e como solucioná-las.

Pense em convites físicos e virtuais

Entre tantos convidados e, por vezes, número limitado de pessoas no cerimonial, é importante que os convites tenham a versão impressa e virtual.

Isso porque, caso algum convidado não o receba ou vocês lembrem de uma ausência sem tempo hábil de convidar, pode recorrer ao envio por e-mail ou mensageiros instantâneos.

Atrasos podem gerar gastos maiores: como evitar

Há igrejas que informam, no contrato para a cerimônia de casamento, sobre um adicional a ser pago em caso de atrasos. Ou seja, não existe mais a lenda de que a noiva atrasar é chique. Mas quando padrinhos ou convidados importantes não chegaram na hora?

A dica aqui é bem funcional: considere colocar nos convites um horário de cerca de 30 minutos ao que o casal escolher para iniciar a cerimônia.

Outra opção criativa é usar um horário que não seja exato ao convidar. Por exemplo, ao colocar 19:27 e não 19:30, a estranheza sobre a hora fará com que as pessoas assimilem melhor quando devem estar presentes. E isso pode evitar ou reduzir a espera de todos.

Em cerimônia de casamento em local aberto, não confie no tempo

Não importa se a época do ano é comum que não chova na cidade onde acontecerá a celebração. Ou mesmo que o frio intenso dê sinais de acabar até a data do evento.

Antecipe a mudança do clima e não confie em qualquer previsão. Isso porque eventos climáticos pontuais são capazes de fazer um estrago nestas ocasiões.

Logo, tenha um plano B se, por exemplo, a cerimônia à beira-mar, com pés na areia, tiver impedimento por causa de ondas fortes. 

Repasse essa informação à empresa que irá cuidar do cerimonial e aceite sugestões como gazebos ou estruturais montáveis que possam ser úteis em chuvas ou garoas.

Vai casar no fim da tarde? Atente-se à iluminação artificial necessária

Cerimônias de casamento que acontecem durante o dia costumam contar com a luz natural para dar um brilho extra nas fotos. Por sua vez, quando acontecem à noite, é necessário uma iluminação adequada para garantir o melhor ângulo e fotos nítidas.

Porém, o fim da tarde se tornou uma alternativa encantadora para muitos noivos, principalmente em cerimônias a céu aberto e que contam com um pôr-do-sol diferenciado.

Mas há um fator bem problemático nestes casos, porque o horário é ponto chave entre a necessidade ou não de luz artificial.

Em outras palavras, se o evento que deveria acontecer às 17h e durar 60 minutos, atrasar um pouco, ele corre o risco de terminar à noite. E isso faz uma diferença imensa para o trabalho de quem fará o registro fotográfico do evento.

Por isso, caso sua cerimônia de casamento aconteça no fim da tarde, certifique-se que haverá iluminação adequada e contínua entre os últimos raios de sol e o momento de acender a primeira lâmpada ou refletor.

Pense na acessibilidade do local da cerimônia

Em uma igreja ou espaço religioso, não há muito o que fazer. Principalmente em construções antigas ou que fazem parte de patrimônio tombado. Mas se sua cerimônia de casamento for acontecer fora da igreja, a acessibilidade deve estar no seu checklist.

E pensar nisso é considerar que cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida, gestantes, obesos e idosos possam chegar e participar do seu evento sem constrangimento.

Então, não deixe de conferir se há rampas como alternativa a escadas, banheiros adaptados, espaços para quem precisa se sentar, dentre outros.

Além de ser uma forma humanizada de lidar com o outro, você evita cenas onde há uma mobilização coletiva para ajudar uma dessas pessoas que, normalmente, chama enorme atenção.

Conclusão

São inúmeras situações que podem comprometer uma cerimônia de casamento e torná-la inesquecível pelos motivos inadequados.

Logo, antecipá-las e ter uma solução eficaz para que elas não aconteçam permitirá que o foco da festa seja quem realmente deve ser: os noivos! Por isso, não negligencie pequenas ações e reflita que a cerimônia é um momento que será lembrado por toda a vida.

Faça dela o seu melhor para que vocês possam também curtir o evento!

você pode gostar também