Como emitir XML de nota fiscal

Você sabe o que é e como emitir XML de Nota Fiscal? Fique nesta matéria que iremos te explicar!

A sigla XML deriva-se do inglês e significa “extensible Markup Language”. Sendo este um formato de arquivo universal utilizado para criar documentos organizados. Normalmente o Sefaz retorna um documento emitido nesta modalidade para as PJ onde é oficial é garantido por assinatura digital.

Normalmente o sefaz permite que no momento onde se consulta e permite imprimir DANFE possa se emitir ele em XML ou em PDF. As notas fiscais são emitidas em todos os tipos de operações dentro de uma empresa sendo ela em compra, venda, transferência ou para outras finalidades.

Depois que se criou a opção de versão eletrônica, isso possibilitou muitas vantagens para as empresas e para as pessoas comuns. Principalmente por emitir notas fiscais em formatos que podem facilitar a vida de todos.

Mas, você sabia que existem regras para armazenamento e emissão de notas? Sim, este conteúdo irá te ensinar a finalidade do arquivo XML de nota fiscal.

O que é arquivo XML?

Este tipo de arquivo, como citado lá em cima, foi criado para que facilitasse a entrega de digitalização de notas fiscais. E principalmente visando substituir as notas de papel e ajudar na organização, gestão ou tributação de empresas.

Essa automatização foi criada em cima desse tipo de arquivo, e ele surgiu na década de 90, ajudando as pessoas jurídicas a emitirem documentos fiscais que possam ser lidos por pessoas e até por sistemas de automatização de software de todo tipo.

Ele permite que se registre todas as informações que devem ser mostradas em uma NF-e e tem um padrão de escrituração fiscal, permitindo que ele seja utilizado em todo o território Brasileiro com total segurança.

Para que ele serve o XML?

Diferente das notas anteriores, o uso de um arquivo XML se tornou permitido, por agilizar a automatização do processo de emissão de notas fiscais. Dessa forma, economiza-se tempo e papel, ajudando na fiscalização feita por órgãos deixando todo o processo mais assertivo.

Por meio de um XML de NF-e pode-se emitir um PDF que contém o DANFe. Este é um documento de nota fiscal oficial apresentado de uma forma gráfica. Ele foi criado para que haja uma validade de autenticidade de uma nota fiscal.

Ele pode ser apresentado caso seja feita uma auditoria em uma empresa. O XML facilitou o agrupamento de informações de uma operação fiscal. Nele há a chave de acesso da nota, o modelo, série e tem dados do emissor e do destinatário, qual produto, serviço, tributo e transportadora foi.

Como o XML da nota fiscal funciona?

Atualmente o XML é o formato oficial das NF-e, e nele formaliza-se a propriedade de consumo de bens, serviços e facilita a fiscalização dos órgãos competentes e de cobrança de impostos. Este documento digital deve ser bem guardado pelas empresas por no mínimo 5 anos.

Caso a Receita Federal peça em até 5 anos, deve-se enviar esses arquivos XML. Basicamente um XML é feito em HTML composto por diversas tags. Isso permite que diversos sistemas, softwares e servidores consigam enviar e processar eles junto a SEFAZ.

Como emitir XML de nota fiscal?

Se você deseja emitir um XML de nota fiscal, basta que você tenha acesso a um software de emissão de notas fiscais eletrônicas autorizado. Peça a autorização para a SEFAZ – Secretaria da Fazenda do seu estado onde está registrado e atua a empresa;

Se você deseja emitir Notas Fiscais de Serviço, NFS-e, terá de se inscrever na prefeitura do local da sua empresa. Para emiti-lo terá de ter um certificado digital que irá confirmar toda a autenticidade e emissão deste documento.

Procure não utilizar os emissores de notas fiscais gratuitos ou os oferecidos por prefeituras ou estados, eles têm muitas limitações, e você terá de fazer quase tudo manualmente. Nestes, as emissões costumam ser demoradas pelo grande número de usuários querendo utilizar.

E o preenchimento feito nesses sites ou apps oferecidos por essas instituições públicas são muito falhos e permitem que se cometam vários erros no preenchimento e emissão da nota fiscal. Se deseja ter maior praticidade procure um contador e a indicação de um software bom de emissão de notas fiscais.

você pode gostar também