Quarto Montessoriano: aprenda a combinar a decoração com o desenvolvimento do seu filho

Conceito é baseado na liberdade e experimentação das crianças

Você já ouviu falar no Método Montessori? Desenvolvido pela pedagoga italiana Maria Montessori, é um método educacional baseado no conceito de que a criança é livre para fazer suas próprias escolhas. O aprendizado se dá através da experimentação, por isso, autonomia está no cerne do pensamento Montessori.

Nas escolas Montessorianas, a criança escolhe de qual atividade quer participar. Os professores e educadores deixam que ela aprenda no seu próprio ritmo. A autodisciplina, a capacidade de adaptação e a independência são valorizadas e incentivadas.

Mas, afinal, como aplicar os princípios do Método Montessori em casa?

Estrutura do quarto da criança

Os princípios do Método Montessori podem ser aplicados na sua casa, porque o design de um quarto Montessoriano para crianças é bastante simples. O quarto é dividido em diferentes áreas que ajudarão no desenvolvimento do seu filho. É essencial criar espaços dedicados a cada tipo de atividade para ajudar a criança a encontrar seu caminho.

O quarto da criança Montessori deve, acima de tudo, ser organizado e clean. Um lugar que seu filho possa explorar sem ser impedido por brinquedos espalhados pelo chão. Para as paredes, opte por cores claras, como bege, cinza ou branco.

Limite a decoração ao que for necessário e organize o quarto de modo que possa ser facilmente arrumado.

Mobília

No Método Montessori, a cama com grades não é bem-vista. Ela dificulta a liberdade da criança, simbolizando a primeira prisão da sua infância. Qual a alternativa, então? Escolha uma base de cama box infantil baixa, para que o seu filho possa se deitar e levantar com autonomia. 

Instale uma pequena estante-biblioteca no quarto de seu filho na altura ideal para que ele mesmo possa pegar os livros. Isso permitirá que ele escolha a história que quer ler e se torne independente em sua leitura, o que não impede que os pais leiam para seus filhos na hora de ir dormir.

Também é importante manter os brinquedos da criança no mesmo lugar, para que ela possa encontrá-los mais facilmente e alcançá-los sozinha. Para isso, coloque-os em uma cômoda adaptada ao seu tamanho.

A ideia por trás do método é que as crianças devem ser capazes de se concentrar em uma tarefa de cada vez, a fim de aprender no seu próprio ritmo. Um quarto Montessoriano pode ajudá-las nesse desafio.

você pode gostar também