Música de casamento: 6 dicas para fazer a melhor escolha

A playlist do casamento tem grande função na cerimônia e na festa, por isso, deve ser pensada com cuidado pelos casais

Ainda no começo do relacionamento, muitos casais apaixonados sonham com o dia do casamento. Quando chega a fase do noivado, o evento que celebra a união é pensado com muita atenção para tornar o “sim” ainda mais especial. São os noivos quem escolhem o tipo de festa, a data, a lista de presentes, o buffet e também as músicas que serão a trilha sonora do casamento. 

Entrar na igreja de véu e grinalda, ouvindo a tradicional “Here comes the bride” de Wagner, ou sair ao som da “Marcha nupcial” de Mendelssohn é o sonho de muitas noivas, mas há também inúmeras possibilidades para este e outros momentos da cerimônia e da festa. Dependendo das escolhas das músicas, é possível imprimir emoção, elegância e até mesmo diversão ao evento.

Por ser um detalhe essencial para criar o clima do casamento, a escolha das canções é um aspecto que deve ser visto com atenção pelos casais. Mesclar o gosto dos noivos, analisar quais são as tendências, lembrar quais são os clássicos, decidir como será a execução das canções e até mesmo se atentar a detalhes estruturais, são algumas dicas importantes para o grande momento.

Atente-se ao local do evento e sua estrutura

Antes de iniciar a busca criativa, é essencial que o casal se atente a questões práticas. De nada adianta escolher boas canções e pensar em cada detalhe musical do evento se os locais onde acontecerão a cerimônia e a festa não estiverem preparados. Aspectos estruturais e equipamentos devem ser vistos no momento em que o casal for visitar os espaços pela primeira vez. 

No local da celebração religiosa, por exemplo, o forro acústico para igreja é essencial para garantir uma boa sonorização, permitindo que todos os convidados acompanhem as músicas da cerimônia claramente. Além da estrutura arquitetônica, é importante que o local possua caixas acústicas, processadores, amplificadores, mesa de som e cabeamento de boa qualidade. 

Assim como nos templos religiosos, os salões de festas também precisam estar preparados. A dica é que os casais façam testes nos espaços antes de fechar o contrato para se certificar que não há falhas nesse aspecto. 

Respeite o gosto e a história do casal

A escolha das músicas de um casamento é um aspecto que pode variar muito de casal para casal. Isso porque, a principal recomendação é mesclar o gosto dos dois e deixar que o evento seja embalado por músicas importantes para a história de amor dos noivos. 

Todo casal tem uma música que marcou o início do relacionamento, o pedido de namoro, outra que embalou momentos felizes e até mesmo a que foi trilha sonora do pedido de casamento. Na hora de criar a playlist, é importante enumerar essas canções que tragam boas lembranças e que também podem envolver os convidados.

Além disso, músicas, bandas e cantores favoritos dos noivos também precisam fazer parte desse momento especial. O casamento é um evento planejado e nada mais justo que os noivos celebrem a união ao som de canções que curtem ouvir no dia a dia. 

Atualize-se das tendências e lembre-se dos clássicos

Priorizar o gosto musical dos noivos é essencial para tornar o casamento ainda mais memorável. Mas para os casais antenados, as tendências desse universo também podem ajudar a compor a playlist do evento. 

Músicas que fazem sucesso nas plataformas de streaming e expressam o amor são sempre bem-vindas no casamento. Canções nacionais como “Love, Love” de Gilsons, “Partilhar” de Rubel e “Porque eu te amo” de Anavitoria foram lançadas entre os últimos cinco anos e se tornaram tendências nas cerimônias dos noivos. Já entre as internacionais, “Marry You” de Bruno Mars, “Sugar” de Maroon 5, “Perfect” de Ed Sheeran e “A Thousand Years” de Christina Perri parecem ser as queridinhas dos casais.

Quando o assunto é canções religiosas, também há tendências que conquistam noivos e noivas. As músicas “Santo Espírito” de Laura Souguellis, “Ninguém explica Deus” de Preto no Branco e “Oceans” de Hillsong estão entre as favoritas. 

Em um evento como esse, uma máxima não pode ser esquecida, afinal: “o clássico nunca sai de moda”. Há alguns anos, algumas canções embalam a união de muitos noivos e já se tornaram figurinhas carimbadas no repertório de todo cantor, orquestra ou DJ de casamento. 

É o caso de “Pra Sonhar” de Marcelo Jeneci, “Pra você guardei o amor” de Nando Reis, “Can’t help falling in love” de Elvis Presley, “Hallelujah” de Leonard Cohen, “All you need is Love” dos Beatles e “I Don’t Wanna Miss a Thing” do Aerosmith.

Pense em como será a cerimônia

As músicas escolhidas para um casamento ajudam a ditar o clima do evento. Por esse motivo, é essencial que os noivos analisem como fazer as canções combinarem com a cerimônia e com o que desejam transmitir. 

Em um casamento com uma pegada mais geek, por exemplo, pode ser interessante trazer músicas que foram trilha sonora de filmes, séries e desenhos animados acompanhados pelo casal. Muitos noivos, inclusive, apostam na canção “Beauty and the Beast” do clássico filme da Disney “A Bela e a Fera”. Esse tipo de escolha ajuda a amarrar a temática do evento e ainda envolve os convidados, que podem ter alguma memória afetiva com o filme. 

O mesmo vale para festas com decorações modernas e que fujam do tradicional romântico. As músicas podem ajudar a reforçar essa ideia e a mostrar a personalidade do casal. Alguns vídeos na internet, por exemplo, mostram noivos caminhando ao altar chamando os convidados para festejar ao som de uma música mais descontraída como “Happy” de Pharrell Williams.

Escolha músicas para todos os momentos

Outro detalhe importante é que um casamento é composto por vários momentos e cada um deles pede uma música específica. Normalmente, o evento precisa de canções para a entrada do noivo, dos padrinhos, da noiva, das alianças, a saída do casal, a recepção dos convidados e a playlist da festa. 

Geralmente, os casais fazem listas que vão de músicas mais calmas até as mais agitadas. No momento da festa, as que costumam ser mais usuais são as agitadas que animam os convidados e levam todos para a pista de dança. Para esse momento, é interessante adicionar algumas faixas lançadas recentemente e que estão em alta, assim é mais fácil fazer com que todos conheçam as músicas e curtam o momento. 

Cabe ressaltar que, assim como na cerimônia, a escolha deve sempre refletir o gosto e as preferências do casal, afinal, o evento é para celebrar a união e o amor dos dois. 

Decida como será a execução das músicas

Em um casamento, as músicas podem ser reproduzidas de diferentes formas. As canções podem ser cantadas por cantores, um coro, uma orquestra, uma banda e ainda serem reproduzidas pelo DJ em versões originais ou instrumentais.

A escolha desse aspecto pode influenciar diretamente na impressão que as músicas passam aos convidados. Um casamento com musicalidade em voz e violão traz um caráter intimista, já um evento com orquestra pode proporcionar mais elegância e pompa à cerimônia.

você pode gostar também