Conheça os tipos de certidão de casamento e suas diferenças

Quando se fala em certidão de casamento, se pensa apenas em uma: a certidão simplificada. Afinal, ela é a primeira versão que o casal recebe quando realiza o casamento civil num cartório de registro.

Porém, não existe apenas ela – esse documento civil pode variar de acordo com a situação jurídica pela qual passar. Por exemplo, uma situação de dupla cidadania pode exigir a certidão de inteiro teor, mais completa em informações.

Por isso que é importante conhecer os tipos desta certidão e quais são as suas diferenças funcionais. Saiba mais sobre agora!

O que é e para que serve a certidão de casamento civil?

Essa certidão de registro civil funciona como o seu principal documento de comprovação matrimonial em situações de teor jurídico.”

A certidão de casamento é um documento civil produzido em Cartório de Registro Civil. Através dela, se oficializa a união matrimonial perante a lei, pois contém os principais dados dos envolvidos:

  • Nomes completos dos noivos
  • Filiações
  • Data em que foi realizada a celebração
  • Anotações e averbações posteriores

Por conter essas informações, o documento é usado em muitos processos jurídicos que necessitam da confirmação do seu estado civil. Sendo assim, essa é a sua principal função: comprovar de forma legal o estado civil dos cônjuges.

Em quais situações a certidão de casamento é usada?

Como comprovante do casamento civil, o documento pode ser utilizado em situações jurídicas comuns, como:

  • Aquisição de imóvel (seja financiado ou à vista)
  • Venda de algum bem
  • Registro de um recém-nascido
  • E mais outras questões que precisam da certidão de registro civil

E quais são os principais tipos de certidão de casamento?

Alguns tipos já foram citados anteriormente, como a certidão simplificada e a certidão de inteiro teor. Outras ainda não foram faladas, como a certidão de casamento averbada e a negativa. Vamos conhecer todas essas agora!

Certidão de casamento simplificada

A certidão simplificada é o modelo padrão em qualquer Cartório de Registro Civil. Como o nome diz, ela é uma versão simples do registro que consta no Livro do Cartório: contém as principais informações, mas não todas.

Sendo assim, é um resumo das informações presentes em Cartório no momento do registro civil. Apesar disso, é útil na maioria das situações jurídicas mais básicas.

Certidão de casamento de inteiro teor

A certidão de inteiro teor é uma versão que traz todos os dados registrados no Livro de Registro do Cartório. Ela é uma reprodução integral, utilizada em situações jurídicas mais complexas, como:

  • Financiamento e compra à vista de imóveis
  • Pedido de dupla cidadania
  • Entre outras coisas

Essa certidão pode ser uma cópia reprográfica ou digitada. A cópia reprográfica é uma xerox do livro de registro do cartório, sendo assim uma reprodução direta. Já a digitada é realizada numa nova folha, tendo as informações escritas novamente.

Certidão de casamento averbada

A certidão de casamento acerbada é um documento civil emitido após alguma alteração no cartório, também chamada de averbação. Averbação é quando alguma informação presente no Livro de Registro é modificada.

Dessa forma, ela é necessária quando precisa comprovar um novo estado civil, uma mudança no regime de bens ou qualquer outra alteração.

Certidão negativa de casamento

Já a certidão negativa de casamento existe para comprovar que nada consta durante a busca dos arquivos em cartório. Ela demonstra que não existem pendências matrimoniais impedindo o processo jurídico.

Conclusão

Agora você entende um pouco melhor qual é cada tipo de certidão de casamento e qual é o uso de cada uma. Dessa forma, saberá qual solicitar em diferentes situações jurídicas, de forma que o seu processo seja conduzido corretamente.

Com a certidão de casamento certa, uma burocracia jurídica se torna bem menos burocrática. Se precisa de uma delas agora, basta ir no Cartório solicitar essa certidão de registro civil!

você pode gostar também