Briga de casal: como resolver e 6 dicas para evitar

A briga de casal é algo que acontece, ou acontecerá, em qualquer relacionamento. Justamente por isso é bem importante entender não só como resolver, mas também como evitar as brigas.

Não é nada fora da realidade que uma simples conversa entre o casal acabe em discussão. O assunto pode ser fisioterapia pélvica, mas de algum modo, acabará em briga.

Isso pode ser apenas uma fase entre o casal, ou um momento difícil. No entanto, esse também pode ser um sinal de que o relacionamento está desgastado. Mas como evitar isso? O que fazer para resolver?

Essas são algumas respostas que responderemos ao longo deste artigo. Continue a leitura e sabia mais.

Briga de casal: por que acontece?

Antes de mais nada, é importante entender por que briga de casal acontece. Isto é, entender quais as razões mais comuns para uma briga acontecer é uma das melhores formas de evitá-las.

E os motivos para uma briga acontecer são os mais variados. Estresse do dia a dia, problemas financeiros ou no trabalho, afazeres domésticos ou desgaste no relacionamento. Enfim, são muitas as razões para que uma discussão aconteça entre o casal.

Contudo, desentendimentos frequentes entre ambos podem desgastar a convivência do casal, e ter efeitos em outras áreas.

Mas o mais comum é que as brigas aconteçam por um descontentamento acumulado entre ambos ou uma das partes. Isto é, desentendimentos frequentes, em geral, resultam de uma falta de diálogo.

Não conversar ou se abrir com seu parceiro ou parceira está no topo dos motivos para discussões acontecerem. Ou seja, um casal que se fala pouco acaba brigando muito.

Briga de casal: 6 dicas para evitar

Mas além de saber a razão da briga de casal acontecer, também é importante entender o que fazer para evitar. Uma discussão entre companheiros deixa de ser sadia, e exige atenção quando a sua frequência é bem alta.

Isto é, o casal deve sempre trocar opiniões e pontos de vista. No entanto, é necessário cuidado para que isso não se torne apenas desabafos e desrespeito.

Então como fazer para evitar que essas conversas e diálogos entre o casal não vire um desentendimento? E o que falamos a seguir!

Reflita bastante antes de começar uma discussão

Em primeiro lugar, é importante sempre parar e refletir antes de começar uma briga. Pense antes de discutir e entenda se realmente vale a pena desgastar o relacionamento por causa desse assunto.

Na maior parte dos casos, um diálogo franco e sincero é a melhor forma de lidar com problemas. Sendo assim, é importante sempre avaliar e pensar antes de começar uma discussão como forma de resolver algo no relacionamento ou convívio dos dois.

Se acalme antes de falar

E essa reflexão deve também vir acompanhada de uma calma antes de falar. Espere que o nervosismo e o estresse passem antes de falar com seu parceiro ou parceira.

Assim você terá uma capacidade de reflexão muito maior, entender como encontrar a forma certa de resolver o problema. Aliás, se acalmar é uma boa forma de solucionar uma crise.

Um assunto de cada vez

Na hora de tentar resolver os problemas do casal, é importante sempre tentar solucionar uma coisa de cada vez. Misturar assuntos problemáticos serve apenas para acumular ainda mais estresse entre os dois.

Ou seja, ao invés de resolver o que está deixando ambos nervosos, a tendência é que isso apenas aumente a situação até um ponto onde não tem mais volta.

Dessa forma, é preciso sempre ter foco para evitar a briga de casal. Sente e conversem sobre uma coisa de cada vez. Além disso, também é importante não trazer à tona problemas do passado.

Uma discussão saudável é aquela que tem objetivo, que vá resolver o que está afastando vocês dois. Fora isso, as discussões só pioram a situação.

Ouvir é tão importante quanto falar

Mas além de saber como e sobre o que falar, ouvir também é bem importante. A discussão serve para que ambos possam entender as dores do outro, e ouvir é fundamental.

Uma conversa só é realmente positiva quando ambos têm a oportunidade de falar e se ouvido. Pondere sobre o que a outra pessoa falou e reflita sobre o seu comportamento com base no ponto de vista dela.

Pare de comparar

Algo que serve apenas para aumentar a ocorrência de briga de casal são as comparações. Cada casal é um, com suas personalidades e individualidades.

Assim, evite comparações na hora das discussões e do diálogo. Entenda que a pessoa com a qual você está tem seus próprios pensamentos e jeito de ser. O que acontece com outro casal tem seus próprios motivos e individualidades.

Procure um psicólogo

Por fim, mas não menos importante, uma boa forma de evitar briga de casal é procurando por ajuda profissional. Ao buscar por um psicólogo, é possível ter uma orientação muito melhor sobre como evitar discussões vazias.

Além disso, com auxílio de um psicólogo vocês podem entender a origem dos problemas, e trabalhar para resolver tudo da melhor forma.

Briga de casal: como resolver

Agora que você já sabe o que fazer para evitar uma discussão, o próximo passo é saber o que fazer para resolver.

E, na prática, a melhor forma de resolver uma discussão no relacionamento é o diálogo e a compreensão. O mais saudável na hora de solucionar um problema do casal é falar e ouvir.

Só assim você entende o que está incomodando a outra pessoa, além dela também compreender quais atitudes dela incomodam você.

Da mesma forma, também é importante fazer concessões. Abrir mão de algumas coisas é importante no casamento. Para resolver uma briga, é essencial ter uma atitude que preze por ambos, e não só pelo que você quer ou gosta.Um relacionamento só dá certo quando ambos trabalham para que ele continue. Caso contrário, a tendência é que a relação entre ambos se desgaste ao ponto onde as crises levarão a um rompimento.

você pode gostar também