Perdeu seu passaporte? Saiba o que fazer!

Este é sempre um grande medo da maioria das pessoas quando realizam algum tipo de viagem.

Assim, após percebermos várias experiências com diferentes passageiros, a ResolVoo veio trazer dicas, caso isso aconteça com você. Vamos lá.

Perdeu seu passaporte? Onde procurar?

No momento em que você perceber que não está com o passaporte, a primeira coisa que você deve fazer é se acalmar e respirar fundo, isso vai te ajudar a pensar com a cabeça mais fria.

Muitas vezes pelo mesmo medo de pensar que o perdemos, não o encontramos e muitas vezes ele pode estar até guardado em algum local. Então o primeiro passo é sempre procurar, é muito importante, porque se aparecer depois e a gente já tramitar o salvo-conduto, o passaporte fica inativo.

Procure por um consulado

Quando já constatar a falta do seu passaporte, pode ajudar muito verificar se existe algum consulado ou embaixada na cidade e país em que se encontram. 

Quando o localizarem, devem telefonar para marcar uma visita. Isso é extremamente importante, a maioria das embaixadas e consulados trabalham com essa modalidade, ainda mais agora em tempos de pandemia.

Caso não consigam se comunicar por telefone ou o extravio ocorra fora do horário de expediente, devem enviar um e-mail, é de extrema importância que o título do e-mail indique que se trata de um “Pedido de Salvo Conduta”, eles recebem muitos e-mails diariamente, mas não sempre dê prioridade à questão do salvo-conduta.

Eles devem solicitar uma lista de dados, para poderem recolhê-los antes de ir para a visita.

Não existe nenhum tipo de consulado ou embaixada no país que estou

Existem países que atualmente não possuem consulados ou embaixadas, nesses locais costuma ser um pouco mais complicado realizar esse processo. 

A primeira coisa é verificar qual é o mais próximo e entrar em contato imediatamente, para que eles possam lhe dizer quais serão os passos a seguir.

Procure uma delegacia de polícia mais próxima

Você também deve se dirigir a uma delegacia de polícia mais próxima, para fazer uma denuncia de roubo ou perda de passaporte. (Você deve fazer várias cópias deste documento, pois precisará dele para solicitar seu passaporte e vistos quando retornar ao seu país).

  • Carta rogatória dirigida ao Cônsul, na qual é explicada a situação;
  • Documento de identidade, pode ser passaporte original ou documento de identidade, mesmo que estejam vencidos, funcionam;
  • Cópia do itinerário do voo;
  • Duas fotos tamanho passaporte.

Estes são os requisitos e documentos necessários para maiores de 18 anos, no caso de menores também devem ter:

Se ambos os pais estiverem no destino, apenas a certidão de nascimento, que agora pode ser feita online. 

Se um ou ambos os progenitores do menor não se encontrarem no destino, é necessário um processo ainda mais complexo para obter a autorização para a emissão do salvo-conduto.

Nestes casos, o pai ou a mãe que estiver em seu país terá que ir à emigração dar a autorização, devido à mudança de horário dependendo de onde estiver, este processo pode levar vários dias.

Algo que devemos deixar bem claro é que o Salvo Conduto é um documento que será gerado apenas em caso de emergência e que só é válido para uma viagem e tem que ser para retornar para o Brasil.

Dicas para evitar a perda de seu passaporte

  • Você deve sempre ter consigo seu documento de identificação (RG) se não estiver portando o seu passaporte, pois é ela que o identifica em qualquer lugar do mundo em caso de perda do passaporte.
  • Ande sempre com a cópia do seu passaporte. Nas cidades onde você vai ficar mais de uma noite, recomendamos guardar o seu passaporte em local seguro no quarto. E leve consigo a carteira de identidade e a cópia do passaporte para reduzir as chances de perda e roubo.
  • Se possível, leve outros documentos com a sua foto para identificação.
  • Leve dinheiro, pois caso seu passaporte seja perdido, você terá dinheiro para realizar qualquer transação.
  • Cuide do seu passaporte como a coisa mais preciosa do mundo, sempre levando a mochila pela frente, mantendo-a sempre à vista.
  • Antes de sair de viagem, pesquise os consulados ou embaixadas que existem no local de destino e marque em algum papel ou celular, seu endereço e números para contato.

Utilizando todas as dicas que passamos no decorrer do conteúdo, temos certeza que você saberá exatamente o que precisa fazer se caso perder seu passaporte, mas sempre tome todas as medidas de prevenção para que isso não aconteça.

você pode gostar também