Período fértil da mulher: saiba quando você tem mais chance de engravidar

Você sabe quando é o período fértil da mulher?

Identificar o período em que a mulher está mais fértil em seu ciclo menstrual é uma informação importante tanto para quem quer engravidar, quando para quem quer evitar uma gestação.

Pois, as chances de engravidar são muito maiores no período fértil o quê Ajuda muitas mulheres que sonham em ter um bebê. Contudo, vale a pena destacar que apenas evitar relações sexuais durante o seu período fértil não é suficiente como método contraceptivo.

Não se esqueça de que cada organismo é único, e o corpo humano não funciona de forma exata como uma máquina. Então, aproveite as dicas, mas se o seu objetivo é evitar uma gravidez indesejada não dispense o uso de um método contraceptivo.

Dito isto, vamos começar entendendo melhor o que é o período fértil da mulher.

Acompanhe.

Entenda o que é o período fértil da mulher

O ciclo menstrual é um processo fisiológico pelo qual o corpo feminino passa todos os meses.

Quem regula esse ciclo é o sistema endócrino, ele é fundamental para o funcionamento do sistema reprodutor feminino.

Durante esse ciclo, a mulher passa por diferentes processos fisiológicos, e há um período do mês no qual a mulher está mais propensa a engravidar. Esse momento é denominado de período fértil.

Porém, a duração do ciclo menstrual nem sempre é igual para todas as mulheres.

O período fértil da mulher e o ciclo menstrual

Um ciclo menstrual regular tem uma duração de 28 dias. Isso significa que a menstruação costuma haver sempre a cada 28 dias, o que torna previsível o primeiro dia do ciclo.

Algumas mulheres possuem o ciclo menstrual irregular, o que significa que a data da menstruação varia. Afinal, um ciclo menstrual irregular pode variar de 22 até 35 dias, ou seja, é uma boa diferença para fechar um ciclo completo.

Leia também: Menopausa: principais sintomas e como evitá-la

Na prática, um ciclo menstrual irregular significa que em um mês a sua menstruação pode vir com 22 dias, em outro com 28, no próximo com 24, e assim por diante. Ou seja, a mulher não consegue saber com antecedência quantos dias terá o seu ciclo menstrual.

Como calcular o período fértil da mulher?

O período fértil da mulher dura 7 dias e deve ser calculado a partir do primeiro dia da menstruação. Para isso, conte 14 dias a partir do primeiro dia do ciclo menstrual, e a crescente 3 dias antes e 3 dias depois para determinar a duração completa do período fértil.

Para ficar mais claro, suponha que a sua menstruação venha no primeiro dia do mês. Então, a sua ovulação ocorre no dia 14 do mês. Essa é a fase em que o óvulo maduro deixa o ovário e percorre as trompas intrauterinas, aumentando a chance da fecundação ocorrer.

Depois, acrescente três dias antes do dia 14 e 3 dias depois, dessa forma você determina o seu período fértil, nesse exemplo, fica entre os dias 11 a 17 do mês..

Esse é o melhor dia para ter relações sexuais caso você queira engravidar. No entanto, caso você queira evitar uma gestação você pode calcular seu período fértil e evitar ter relações sexuais neste dia.

Mulheres com ciclo irregular devem ficar atentas para não errar

Independente do seu ciclo menstrual ser regular ou irregular, você não pode perder o primeiro dia da menstruação caso queira calcular seu período fértil.

Então, se você tem um ciclo irregular é preciso prestar atenção, uma vez que não há como adivinhar quando será o primeiro dia da sua próxima menstruação.

Leia também: Endometriose – Conheça os tipos mais comuns e saiba como identificar os sintomas

Além disso, considere como o primeiro dia aquele em que a menstruação dá o primeiro sinal, mesmo que seja apenas uma manchinha. Do contrário, o seu cálculo pode dar errado.

Há um método mais seguro para calcular o período fértil em um ciclo irregular?

Sim, há uma forma mais exata de calcular o período fértil da mulher em um ciclo mês irregular. Mas, é necessário ficar de olho na duração de todos os seus períodos menstruais durante um ano inteiro.

Então, siga os passos:

  • Anote a duração de todos os seus ciclos menstruais durante um ano;
  • Para o ciclo maior, subtraia 18 dias;
  • E para o ciclo menor subtraia 11 dias.

Por exemplo: o seu ciclo menor teve 22 dias, então 24 – 18 = 6. E se o seu ciclo maior teve 35 dias, então faça 35 – 11=24. Com isso, o seu período fértil estimado fica entre os dias 6 e 24 de cada ciclo.

No entanto, para ter um cálculo preciso, você não pode esquecer de anotar seu período menstrual em nenhum mês do ano. E também fique de olho no primeiro dia do seu ciclo, que nem sempre todas as mulheres percebem.

Afinal, como mencionado, as vezes seu ciclo pode se iniciar apenas com um leve sinal, uma pequena manchinha, antes do fluxo total descer.

Confira os sinais de que seu corpo está no período fértil

Quando o corpo feminino está em seu maior período de fertilidade, ele emite alguns sinais característicos, que ajudam você a identificar o período fértil da mulher. São eles:

  • Um leve aumento na temperatura corporal;
  • Há uma secreção vaginal mais fina;
  • Dor no baixo ventre;
  • Aumento do desejo sexual.
  • Maior apetite.

Isso ocorre porque há um aumento nos níveis hormonais femininos. Além disso, depois que a mulher passa pela ovulação, ocorre um aumento da progesterona, principal hormônio da mulher. Essa é a principal razão dos sintomas da Tensão Pré-Menstrual – TPM.

A gravidez não ocorre apenas durante o período fértil da mulher

Conforme especialistas médicos e sites especialistas, as chances de engravidar durante o período fértil são aproximadamente 25% maiores. Ou seja, para quem está tentando engravidar vale a pena investir nessa estratégia.

No entanto, fique atenta porque a gravidez não ocorre apenas durante o período fértil da mulher, mas pode acontecer em qualquer etapa do ciclo menstrual.

E esse é o principal motivo pelo qual a tabelinha não é um método contraceptivo muito eficaz.

Concluindo

Conhecer o seu corpo e entender como o ciclo menstrual funciona é a melhor forma de calcular o período fértil da mulher com exatidão.

Com isso, você pode se programar com seu parceiro para ter ou evitar relações sexuais nesse período, leia mais textos sobre saúde e saúde intima.

Curtiu as dicas? Aproveite e deixe seu comentário!

você pode gostar também