Estes nutrientes podem ajudar você a combater a fadiga e preservar os níveis de energia

Ritmo de vida acelerado, estresse, excesso de trabalho, falta de sono, filhos pequenos. Seja temporária ou crônica, física ou intelectual, a fadiga pode afetar você. O sono e um estilo de vida saudável nem sempre são suficientes para recuperar a energia necessária para enfrentar o cotidiano. A falta de vitaminas e minerais pode expor o organismo a muitos riscos de disfunções e patologias, incluindo fadiga e exaustão. A solução? Nutrientes para recuperar a energia e a vitalidade.

Para lidar com a fadiga, o corpo precisa de um suprimento significativo de vitaminas e minerais. Além de uma dieta saudável e balanceada, os suplementos alimentares ricos em vitaminas do complexo B, vitamina C, Coenzima Q10, minerais como magnésio e ferro, e alguns fitoterápicos com propriedades tônicas, são particularmente interessantes para combater a fadiga e preservar os níveis de energia.

Você está enfrentando períodos intensos e acumulando estresse? Isso pode causar problemas de fadiga, interrompendo o funcionamento normal do seu organismo. Descubra alguns dos melhores nutrientes para estar em boa forma e recuperar toda a energia que seu corpo precisa para manter o dinamismo no dia a dia. Alguns deste complementos alimentares podem fazer parte de um multivitamínico diário e outros você pode tomar sozinhos.

Ácido fólico ou vitamina B9

O ácido fólico, também chamado de vitamina B9, desempenha um papel fundamental na divisão celular, tornando-o especialmente importante para mulheres grávidas ou que planejam engravidar. O ácido fólico é encontrado em folhas verdes, grãos integrais e frutas cítricas, mas esses alimentos nem sempre são suficientes para suprir as necessidades diárias. Uma deficiência de longo prazo pode causar confusão e fadiga física, pois o folato é essencial para a produção de energia celular. Portanto, se sua dieta estiver incompleta, um suplemento de ácido fólico pode ser uma boa opção.

Vitamina B12

A vitamina B12 (cobalamina) desempenha um papel fundamental na função celular e no metabolismo energético. É necessário obtê-la através da dieta ou como suplemento, pois o corpo não é capaz de produzir por conta própria. A B12 geralmente vem de alimentos de origem animal (carnes, aves, etc.) e pode ser baixa em vegetarianos, veganos, idosos e pessoas que sofrem de má absorção. A deficiência de vitamina B12 pode levar à anemia megaloblástica, que resulta em cansaço e fraqueza. Evidências mostram um aumento significativo de energia quando os deficientes tomam suplementos de vitamina B12.

Vitamina C

A vitamina C (ácido ascórbico) é comumente encontrada nos alimentos (como frutas cítricas), mas muitos não a ingerem o suficiente. Este nutriente pode ajudar a aumentar a imunidade e diminuir a duração e a gravidade de um resfriado, por exemplo, proporcionando mais energia. Desta forma, um suplemento de vitamina C pode prevenir a fadiga associada a doenças comuns. A vitamina C também é essencial para ajudar o corpo a absorver o ferro dos alimentos para prevenir uma anemia por deficiência de ferro.

Coenzima Q10

A coenzima Q10 (CoQ10) é uma aliada crucial na produção de energia celular e um poderoso antioxidante. Esta substância é encontrada em todas as células do organismo, mas em concentrações mais altas no cérebro, coração e rins. Quantidades inadequadas de CoQ10 limitam a capacidade das células de se dividir e desempenhar suas funções, o que pode levar à fadiga a longo prazo. A CoQ10 é produzida pelo corpo, mas diminui com a idade, o que pode exigir suplementação.

Magnésio

O magnésio é um mineral presente em muitas funções celulares, especialmente no que se refere a nervos e músculos. O magnésio é essencial para ajudar a liberar energia dos alimentos, otimizando a digestão e absorção de nutrientes. Este mineral também desempenha um papel na absorção de oxigênio pelos músculos, o que se torna crucial durante o exercício, especialmente a atividade aeróbica. A fadiga por deficiência de magnésio demonstrou melhorar com suplementação, levando a maior resistência e desempenho físico.

Ginseng

O ginseng é uma planta adaptogênica, capaz de ajudar o corpo a restaurar seu equilíbrio. Tem sido usado como remédio herbal por milhares de anos por muitas razões, mas mais comumente para aumentar a energia mental. Rico em ginsenosídeos, compostos com propriedades estimulantes e revitalizantes, o ginseng promove bem-estar e energia renovada. É a planta da vitalidade por excelência. Além disso, estimula o sistema imunológico e acalma estados de estresse e ansiedade. Este grande clássico da fitoterapia é um suplemento alimentar reconhecido para tonificar o corpo em pessoas cansadas ou debilitadas.

Chá verde

O chá verde é outro suplemento comumente utilizado para combater a fadiga. Ele é usado diariamente há anos em muitas culturas ao redor do mundo e, assim como a cafeína, atua como um estimulante rápido. Embora as folhas de chá verde tenham vários componentes, a maioria das pesquisas se concentra em seus efeitos a partir do aminoácido L-teanina. Os compostos bioativos presentes no chá verde proporcionam melhorias na função cerebral, metabolismo geral e possui altos efeitos antioxidantes.

Qual é o papel dos suplementos alimentares no combate à fadiga?

A fadiga pode ter origem em muitos fatores, como falta de sono, dieta pouco saudável, trabalho excessivo ou até mesmo uma doença subjacente. Em alguns casos, tomar vitaminas pode ser útil para recuperar os níveis de energia, mas depende da causa que os induz. Se a falta de vitalidade for causada por deficiência de nutrientes, os suplementos alimentares podem ajudar a melhorar o estado de saúde geral.

Acima de tudo, os suplementos não devem ser considerados uma cura milagrosa para aliviar a fadiga ou o estresse. A melhor solução é manter um estilo de vida saudável, praticar exercícios regularmente, ter uma dieta equilibrada e variada para atender à todas as necessidades nutricionais, e lidar com o estresse de forma proativa. Em casos graves de fadiga ou estresse, é recomendável que você consulte seu médico para aconselhamento sobre o tratamento adequado.

você pode gostar também