8 alimentos que aumentam a imunidade

 


São vários os alimentos que aumentam a imunidade! Embora não destruam bactérias ou vírus, alguns deles estimulam nosso sistema imunológico. Menos doentes e menos cansados, resistiremos melhor ao estresse. Capriche na sua dieta incrementando esses alimentos que estimulam a proliferação de células brancas do sangue e a produção de anticorpos!

8 alimentos que aumentam a imunidade

Para aumentar nossas defesas imunológicas diariamente e colocar as chances do nosso lado para bloquear os vírus, é claro que pensamos em manter o distanciamento social e manter gestos de barreira, lavar as mãos regularmente, usar uma máscara e ventilar bem os quartos (incluindo o escritório se você voltou ao trabalho).

Mas a comida também é uma forma de treinar nosso corpo para resistir aos vírus e às bactérias nocivas que nos cercam.

1. Brócolis (e frutas cítricas, todos ricos em vitamina C)

O brócolis é um alimento rico em antioxidantes, vitaminas C , B9, E e D. Sabe-se que a vitamina C é uma boa forma de proteção contra infecções virais como o vírus causador do Covid-19 ou resfriados, pois essa vitamina atua na manutenção de linfócitos responsáveis ​​pela imunidade viral.

A vitamina C também é encontrada em quantidades significativas em frutas cítricas, como laranja ou limão. A vitamina E tem ação estimulante do sistema imunológico e propriedades anti-inflamatórias. A vitamina E é encontrada em quantidades significativas no gérmen de trigo.

Para permitir que o brócolis retenha todas as suas propriedades, é melhor escolhê-lo bem fresco e preferir um cozimento curto ou a vapor. O brócolis também contém gluconisolatos, após a digestão são transformados em sulforafanos que atuam como agentes antibacterianos.

Os carotenóides, em quantidades significativas nos brócolis, têm ação antiinflamatória, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Resumindo, podemos facilmente qualificar o brócolis como um superalimento.

2. Gengibre

O gengibre tem propriedades tonificantes. Estimula a defesa imunológica e é um remédio eficaz contra a fadiga e os vírus. Em caso de resfriado, tosse ou resfriado, você pode fazer chá de gengibre com mel e limão.

Basta tomar água a ferver, juntar as rodelas de gengibre, deixar em infusão alguns minutos antes de adicionar o sumo de meio limão e uma colher de chá de mel. A cebola e o alho são outras plantas medicinais recomendadas para aumentar a imunidade.

3. Frango

O Frango é um alimento que você encontra em qualquer supermercado. Ele é provedor de vitaminas B3 e B6, o frango fornece energia e ajuda a fortalecer o sistema imunológico. A vitamina B6, também chamada de piridoxina, desempenha um papel crítico na produção de anticorpos e ajuda a manter as membranas mucosas saudáveis.

Especula-se que essa vitamina também pode bloquear proteínas inflamatórias chamadas citocinas. Não hesite em preparar uma canja de galinha, especialmente indicada para resfriados, para resfriar ou gripe.

4. Alho-poró

O alho-poró tem um alto teor de vitamina A. Essa vitamina pode ajudar a fortalecer as barreiras contra os germes, ao mesmo tempo que mantém a pele e as membranas mucosas saudáveis.

Este vegetal também contém muitos antioxidantes e vitamina C, compostos que estimulam o sistema imunológico. Na hora de comprar alho-poró, opte por produtos frescos, com folhas bem verdes e caule firme, carnudo e reto.

5. Camarão (e castanha do Pará)

O selênio é encontrado em quantidades significativas no camarão. Este micronutriente protege as membranas celulares da oxidação. Ele fortalece o sistema imunológico e desempenha uma função essencial no processo de recuperação, especialmente após uma infecção.

O selênio também pode ser encontrado na castanha do Pará. O camarão também é uma boa fonte de zinco e vitamina E, elementos essenciais para os processos biológicos e para o equilíbrio das células do sistema imunológico.

6. Cogumelos

Os cogumelos são alimentos que aumentam a imunidade, ricos em beta-glucanas, moléculas que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e que atuam favoravelmente sobre os macrófagos, células-chave do sistema imunológico.

Os cogumelos brancos contêm vitamina D, uma substância orgânica que está envolvida na maturação das células, incluindo aquelas que protegem o corpo contra doenças e infecções.

Também existe uma variedade campeã nativa da Ásia, o cogumelo shiitake (Lentinula edodes), conhecido por suas propriedades antioxidantes e antimicrobianas. A pesquisa mostrou que esta cepa pode ajudar a melhorar a função imunológica.

 

7. Gérmen de Trigo

O gérmen de trigo pode ajudar a aumentar a imunidade, porque contém zinco , um mineral que estimula a defesa imunológica. O zinco também é encontrado em carnes vermelhas, ostras e grãos.

 

Recomenda-se consumir uma colher de chá de gérmen de trigo todos os dias. O germe de trigo também contém vitamina E, como vimos acima essa vitamina tem ação estimuladora do sistema imunológico e propriedades anti-inflamatórias. A vitamina E também é encontrada no azeite e em várias sementes.

8. Batata doce

Por último, mas não menos importante, dentre os alimentos que aumentam a imunidade estão as batatas doces. Duas unidades de tamanho médio fornecem 100% das necessidades diárias de vitamina C! Campeã da imunidade, essa supervitamina estimula, principalmente, a produção de linfócitos T, capazes de destruir células infectadas por um vírus.

 

 

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