É VERDADE que o tempo de CRIAÇÃO DOS FILHOS vale para o tempo de APOSENTADORIA?

A aposentadoria é algo que todo brasileiro pensa, mas que é difícil de conseguir e surgem diversas dúvidas. A criação e educação dos filhos leva tempo e disponibilidade dos pais, principalmente das mulheres que precisam amamentar, levar ao médico, preparar as refeições, e que na maioria das vezes são as responsáveis por cuidar dos filhos e das tarefas domésticas. 

Com esse cenário atual, grande parte das mulheres não conseguem ter uma vida profissional fora de casa e por tempo integral, principalmente quando a idade vai avançando e assim não tem direito a uma aposentadoria. 

É VERDADE que o tempo de CRIAÇÃO DOS FILHOS vale para o tempo de APOSENTADORIA
veja o andando do Projeto de Lei que pode transformar a vida da mulher que cuida dos filhos. Imagem: Jeane de Oliveira / Projetodemae.com.br

Projeto de Lei 

Existe um Projeto de Lei que está em tramitação na Câmara dos Deputados, que é um projeto que pode mudar totalmente essa situação para esse grupo de mulheres que dedicaram a sua vida na criação dos filhos e das tarefas domésticas. 

O Projeto de Lei 2647/21 que foi aprovado no final do ano de 2022 pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, está atualmente aguardando a designação de relator na Comissão de Saúde e fixa as regras para a contagem de tempo desse serviço para ter efeito na aposentadoria da mulher. É uma ótima informação. 

Conforme apresenta o texto, as mães poderão contar com 1 ano de tempo de serviço para cada filho, além disso também está em destaque que poderão ser computados 2 anos de tempo de serviço para criança que: 

  • É menor de idade adotada ou por filho ou  
  • Filhos biológicos nascidos com incapacidade permanente 

 As mães que possuem mais de 12 meses de adesão ao Regime Geral de Previdência Social poderão computar 2 anos adicionais por cada filho biológico ou criança que é menor de idade e foi adotada. Outra conquista desse projeto de lei é sobre a licença maternidade ou paternidade, ou seja, a partir de agora vão ser computadas como tempo de serviço para efeito de aposentadoria da mãe ou do pai. 

Veja também: Empreendedorismo feminino: por que tanto tem se falado sobre este assunto!

Criação dos filhos 

Cuidar dos filhos não é uma tarefa muito fácil, demanda tempo, trabalho, paciência, dinheiro para comprar roupas, remédios e assim por diante, esse trabalho merece total reconhecimento dentro da sociedade. Se caso o projeto de lei for aprovado, ele vai ajudar milhares de mulheres que por diversos motivos, dedicam anos da sua para seus filhos e na maioria das vezes não conseguem trabalhar e não ganham nenhuma remuneração. 

Vale ressaltar que quando a mulher volta para o mercado de trabalho ela demora um tempo para conseguir um emprego e se reerguer de novo. Estar ao lado e acompanhando o crescimento do filho é algo gratificante para ambos, mas com a nossa realidade do mundo o trabalho da mulher não é reconhecido. 

Então a partir do momento que esse trabalho começar ao menos ser um pouco reconhecido vai fazer com que as mulheres tenham a chance de ter uma maternidade mais digna e recompensadora. 

Veja também: Como os pais podem superar os filhos saírem de casa?

você pode gostar também