Afinal, o Auxílio Mãe SOLTEIRA ainda pode ser liberado em 2023? Tire suas dúvidas!

Um assunto que é de extrema importância para as mulheres e que ainda está em trâmite é sobre o auxílio Mãe Solteira do Governo Federal. É um benefício que irá auxiliar milhares de mulheres brasileiros que estão enfrentando a realidade de criar um filho sozinho. 

O papel dessas guerreiras é fundamental na educação dos filhos, mas como estamos vivendo em uma sociedade mais exigente, nem sempre as mulheres têm o direito que deveriam. Nesse texto, vamos explicar os pontos desse auxílio e quais são as mulheres que podem receber. 

Afinal, o Auxílio Mãe SOLTEIRA ainda pode ser liberado em 2023 Tire suas dúvidas!
confira o andamento do Auxílio Mãe Solteira. Imagem: Jeane de Oliveira / Projetodemae.com.br

No Brasil existem 20 milhões de mulheres (mães solteiras) 

Vale ressaltar que, atualmente, são mais de 20 milhões de mulheres que enfrentam a realidade de criar filhos sozinhos, ou seja, mães solteiras. É uma luta diária para trabalhar, cuidar do filho, acompanhar a escola e saúde. Com esse cenário que as mulheres brasileiras estão passando, o Governo Federal decidiu criar um benefício para as mulheres que estão nessa condição. 

Auxílio financeiro para mães solteiras 

A ideia principal do projeto é ter criado um auxílio financeiro, totalmente, direcionado para às mães solteiras que precisam de ajuda para arcar com suas despesas básicas e a da criança. Para conseguir acessar esse auxílio, é preciso estar dentro dos requisitos que foram impostos pelo governo. 

Assim o governo vai avaliar caso por caso e fornecer a ajuda necessário através do auxílio que se chama Auxílio Mãe Solteira. 

Veja também: Auxílio mãe solteira, veja como vai funcionar o benefício para mães chefe de família

Como funciona o Auxílio para Mãe Solteira? 

O Projeto de Lei que destaca esse auxílio ainda está em processo de análise pelo Congresso Nacional, porém é bem provável que seja aprovado em breve pelo devido grau de importância no contexto atual que estamos enfrentando, onde as mães estão passando por dificuldades em criar os filhos ao ponto de garantir uma vida segura e confortável. 

Conforme o Projeto de Lei, o auxílio Mãe Solteira é no valor de R$ 1.200 e para receber a mulher precisa: 

  • Ser solteira 
  • 18 anos ou + 
  • Não possuir emprego formal 
  • Não estar recebendo outros benefícios sociais, como por exemplo seguro-desemprego e BPC (Benefício de Prestação Continuada). 

Vale ressaltar que existe apenas uma única exceção, que é o programa social Bolsa Família, em que o governo permite participar. Outro ponto que não podemos deixar de destacar é que a mãe solteira precisa ser MEI (Microempreendedora Individual) e ter o cadastro no Cadastro Único (CadÚnico). 

Os dados no CadÚnico precisam estar atualizados, caso contrário a mãe poderá perder o direito do benefício. Recentemente, milhares de famílias foram removidas no CadÚnico por não ter os dados atualizados, é uma das regras mais importantes para o Governo Federal. 

Veja também: Mãe de primeira viagem: O que comprar primeiro para o bebê?

você pode gostar também