14 milhões estão na mira do governo: revisão do Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa destinado a ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social por meio de assistência financeira. 

O governo está em processo de atualização dos dados de renda de aproximadamente, 14 milhões de famílias beneficiárias para garantir eficácia e transparência no programa.

Com essa atualização o sistema do CadÚnico está fora do ar, mas não afetará o pagamento do Bolsa Família no mês de novembro de 2023.

14 milhões de beneficiários estão na mira do governo, saiba porque e quais são as revisões do bolsa família. | Imagem: Valor Investe
| Imagem: Valor Investe

Revisão Cadastral: o que é e quando começa?

A Revisão Cadastral é a atualização de dados de renda das famílias que fazem parte do Bolsa Família.

Os dados que forem encontrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais serão atualizados ou corrigidos e incorporados à base do Cadastro Único.

A primeira fase da Revisão Cadastral ocorreu em junho de 2023, englobou mais de 18,48 milhões de indivíduos de mais de 15,32 milhões de famílias. 

Entre o período de 11 a 15 de outubro de 2023, acontece a segunda etapa dessa atualização de informações, sendo realizada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Nesta fase, serão atualizadas as informações de mais de 14 milhões de famílias para serem incorporadas ao CadÚnico.

A Revisão Cadastral busca eliminar a necessidade de deslocamento e tempo de espera por atendimento por parte dos beneficiários dos programas sociais.

Vale ressaltar ainda que na primeira fase, 59,34% mantiveram-se na mesma faixa de renda, indicando que suas informações estavam corretamente declaradas no Cadastro Único.

O que a atualização de dados afeta o Bolsa Família?

A atualização do sistema do Cadastro Único pode impactar a disponibilidade dos principais canais de consulta do Bolsa Família.  

Por essa razão, nos próximos dias, os beneficiários podem enfrentar instabilidade e eventualmente encontrar erros ao tentar acessar o aplicativo do programa e do Caixa Tem.  

Além disso, após a atualização, se a renda da família ultrapassar o limite estabelecido, ela poderá ser desqualificada do programa.

Calendário do Bolsa Família do mês de outubro

Entretanto, apesar da Revisão Cadastral estar acontecendo, o pagamento do Bolsa Família no mês de outubro não será alterado.

Veja as datas para o pagamento que ocorre ainda em outubro: 

Calendário Bolsa Família outubro de 2023
Número final do NISData de pagamento
118 de outubro
219 de outubro
320 de outubro
423 de outubro
524 de outubro
625 de outubro
726 de outubro
827 de outubro
930 de outubro
031 de outubro

Calendário do Bolsa Família mês novembro

No mês de novembro, o sistema do CadÚnico novamente passará por um período de indisponibilidade a partir do dia 11, devido a uma nova extração de informações da base de dados.

Calendário Bolsa Família novembro de 2023
Número final do NISData de pagamento
117 de novembro
220 de novembro
321 de novembro
422 de novembro
523 de novembro
624 de novembro
727 de novembro
828 de novembro
929 de novembro
030 de novembro

Saiba mais: Mulheres que recebem Bolsa Família 2023 podem ter mais benefícios?

você pode gostar também