Nem tudo deve ser limpo! 8 coisas que ficam FORA DA FAXINA

Não há quem não goste de viver em uma casa que está sempre cheirosa e limpinha e, atualmente, na era da internet, não é difícil encontrar os mais diversos truques de faxina e deixar se levar por eles, acreditando na ideia de que a casa inteira deve ser limpa de forma constante.

Mas a verdade é que isso não passa de um certo exagero, uma vez que muitos itens não precisam de tanta frequência na limpeza, conforme os 8 exemplos que serão listados a seguir.

Nem tudo deve ser limpo! 8 coisas que ficam FORA DA FAXINA
Nem toda faxina é boa para manter tudo impecável | Imagem: Towfiqu barbhuiya / unsplash.com

As 8 coisas que não precisam de faxina frequente dentro de uma casa

1. As peças de roupas que são duráveis, como o jeans

Há pessoas que não abrem mão de lavar roupa jeans exatamente a cada uso, mas acontece que essa prática, que parece tão inocente, pode danificar as cores e o tecido.

O ideal é fazer a lavagem depois de 3 ou 4 usos, a não ser que exista mau cheiro ou sujeira visível, claro. E o mesmo vale para peças de roupas feitas em lã e outros tecidos duráveis.

2. Drapes e cortinas

Indo na contramão da roupa de cama, que sempre fica em contato com a pele, drapes e cortinas não precisam de lavagens frequentes.

A menos que fiquem em um local no qual fiquem na exposição direta à poeira. Caso contrário, optar por uma limpeza que seja sazonal já costuma ser suficiente.

3. Carpetes e tapetes

Estas peças de fato acumulam sujeira, mas limpá-las sempre de forma profunda acaba levando ao desgaste das fibras de forma muito rápida.

O ideal é fazer uma faxina pesada nos tapetes e nos carpetes anualmente e, no restante do ano, apostar em uma aspiração regular.

4. Móveis de madeira

Fazer uma faxina que inclua o uso de produtos químicos para limpar móveis de madeira não é uma boa ideia, uma vez que esse processo retira o óleo natural das peças.

Vale a pena passar sobre eles somente um pano úmido, para tirar a sujeira semanalmente, e, algumas vezes no ano, aplicar um condicionador específico para móveis desse tipo.

5. Eletrodomésticos feitos em aço inoxidável

Quando submetidos à limpeza com frequência, esses itens podem ficar manchados com facilidade, principalmente se a limpeza em questão for feita por meio de produtos químicos que sejam abrasivos.

Usar um limpador que seja próprio para o aço inox e um pano úmido já é suficiente.

6. Dentro do forno

A menos que esteja com algo derramado, o interior do forno não precisa fazer parte da faxina frequente na cozinha, principalmente pelo fato de que limpar essa parte com excesso pode desgastar o revestimento ali presente.

Assim sendo, a parte interna do forno pode ser limpa somente quando houver uma quantidade significativa de sujeira.

7. Sapatos casuais e tênis

Lavagens frequentes podem desgastar qualquer calçado de forma muito rápida. Portanto, a dica é fazer limpezas internas e externas de forma pontual e, quando necessário, aderir à limpeza profunda.

8. Carteiras e bolsas

O couro, entre outros materiais, se desgasta quando é limpo constantemente, principalmente se é esfregado. A dica, então, é fazer uma limpeza mais profunda apenas de forma ocasional.

Veja também: Toda mulher tem que conhecer estes NOVOS PERFUMES

Concluindo…

Toda pessoa quer que suas coisas estejam sempre no mais perfeito estado, o que também inclui a casa como um todo, mas é importante frisar que uma faxina excessiva pode ser prejudicial.

Quando o assunto é durabilidade, portanto, vale a pena agir com moderação.

Veja também: Use estes 4 ingredientes para ACABAR com as ervas daninhas do jardim

você pode gostar também