Pesquisa revela: grávida tem que fazer exercícios; veja quantos dias da semana

Longe de ser uma opção apenas estética, os exercícios cuidadosamente planejados não apenas beneficiam a mãe, proporcionando vitalidade e resistência, mas também criam um ambiente propício para o bebê em desenvolvimento. A gravidez é uma jornada única na vida de uma mulher, marcada por uma série de mudanças físicas e emocionais.

A gravidez é uma jornada única na vida de uma mulher, marcada por uma série de mudanças físicas e emocionais.
Gravidez (FreePik/Reprodução)

Exercícios durante a gravidez: Benefícios, recomendações e cuidados

A gravidez é um período de transformações e desafios no corpo de uma mulher, e manter-se ativa durante esse período pode trazer inúmeros benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. Uma pesquisa realizada pelo Rambam Health Care Campus de Haifa, em Israel, reforçou o que já se sabia: a prática de atividade física durante a gravidez é fundamental para o bem-estar.

Benefícios comprovados

A atividade física durante a gravidez não é apenas segura, mas também altamente benéfica. Segundo o estudo, as grávidas devem praticar 150 minutos de exercícios físicos por semana, distribuídos ao longo de três dias. Os benefícios são notáveis:

Saúde cardiovascular e respiratória

A prática de exercícios aumenta a resistência cardiovascular, fortalecendo o coração e os pulmões. Isso é crucial, pois o corpo passa por mudanças significativas para acomodar o bebê em crescimento.

Bem-estar mental

A gravidez pode ser um período emocionalmente desafiador. A atividade física regular ajuda a reduzir os níveis de estresse e pode ser um fator protetor contra a depressão pós-parto.

Controle de peso

Manter-se ativa durante a gravidez auxilia na manutenção de um peso saudável. Além disso, ajuda a preparar o corpo para o desafio do parto e a recuperação pós-parto.

Fortalecimento muscular

A prática de exercícios durante a gravidez melhora a força muscular, o que pode ser benéfico ao lidar com o peso adicional e as demandas físicas do parto.

Prevenção de desconfortos

Dores nas costas, inchaços e outros desconfortos comuns durante a gravidez podem ser amenizados com exercícios regulares.

Benefícios para o bebê

Além de beneficiar a mãe, a atividade física durante a gravidez pode impactar positivamente o bebê. Estudos mostram que melhora a saúde respiratória do bebê e reduz as chances de obesidade infantil.

Exercícios recomendados

A escolha dos exercícios deve ser feita com cuidado, considerando o estado de saúde da gestante. Atividades de intensidade leve a moderada são geralmente as mais recomendadas. Alguns exercícios populares incluem:

  • Pilates: Fortalece o núcleo e melhora a postura.
  • Musculação: Ajuda a manter a força muscular.
  • Caminhada: Uma atividade aeróbica de baixo impacto.
  • Hidroginástica: Ideal para aliviar o peso do corpo.

No entanto, atividades de alto impacto, como corrida, devem ser evitadas, assim como exercícios que envolvem risco de queda ou colisão, como equitação, esqui e judô. Além disso, saltos e exercícios abdominais requerem cuidados especiais.

Cuidados e limitações para grávida

Cada gravidez é única, e as gestantes devem sempre respeitar os limites do próprio corpo. É crucial não ignorar sinais como tontura, aumento da frequência cardíaca ou alterações na pressão arterial. Além disso, algumas condições médicas podem exigir modificações ou restrições, na prática de exercícios, como doenças cardiovasculares, pulmonares ou ortopédicas, sangramento vaginal ou uterino, hipertensão, gravidez com risco de prematuridade, diminuição dos movimentos do feto, atraso do crescimento intrauterino e pré-eclâmpsia.

A prática regular de exercícios durante a gravidez é uma maneira eficaz de promover o bem-estar físico e mental da mãe, enquanto beneficia o desenvolvimento saudável do bebê. Consultar um médico obstetra ou um profissional de saúde especializado em gestação e exercícios é fundamental para garantir que as atividades escolhidas sejam seguras e adequadas para cada situação.

A mensagem principal é clara: a gravidez não é uma razão para abandonar a atividade física; na verdade, é uma oportunidade de ouro para promover um estilo de vida saudável que beneficie tanto a mãe quanto o bebê. Com a orientação certa e o respeito aos limites do corpo, as gestantes podem desfrutar de uma gravidez mais saudável e preparar-se para o desafio e a alegria do parto.

você pode gostar também