Negócios para mães: 5 sugestões para ganhar dinheiro hoje

Hoje em dia tem muitas mulheres querendo entrar no mundo empreendedor e abrir o seu próprio negócio. Até mesmo quem é mãe, quer abrir o seu negócio devido a versatilidade e autonomia que tem, trouxemos esse texto com 5 dicas e alternativas para você empreender e ao mesmo tempo conseguir conciliar com sua maternidade. 

O Sebrae fez um estudo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE (PNADC) que foi divulgado no primeiro semestre de 2022 onde mostra que 50% das mulheres são donas de negócios e 28% estão nos setores de comércio. E teve um aumento em relação as mulheres que são chefes de domicílio. 

Negócios para mães 5 sugestões para ganhar dinheiro hoje
confira 5 negócios de sucesso para você que é mãe. Imagem: Jeane de Oliveira / Projetodemae.com.br

Mães empreendedoras no Brasil 

Os dados que citamos acima mostram o quanto as mães estão se tornando empreendedoras em nosso país, por mais que o cenário da mulher exija que ela fique no lar, principalmente na maternidade, para ter cuidado com os filhos. No entanto, ainda sim sentem que precisam se reinventar mesmo estando dentro de casa, e algumas começam a empreender na sua própria casa para ter alternativas de negócios até gerar uma nova renda. 

Abaixo vamos apresentar algumas ideias e formatos para montar seu negócio e eles podem ser feitos dentro da sua própria casa, mas vale ressaltar que é importante que haja identificação com o que você gosta de fazer para assim ter sucesso. 

Tem diversos profissionais que necessitam trabalhar fora de casa, já que são as únicas que cuidam da renda de casa (em casos de mãe solo). A humanização dentro das empresas e postura das mulheres mudou completamente a jornada de trabalho. 

Hoje em dia diversas mulheres podem escolher o horário de trabalho e cuidar dos filhos ao mesmo tempo para conseguirem ser mais presentes. Confira 5 sugestões para ganhar dinheiro. 

Ideias de negócios para mães 

1 – Loja de doces 

Conforme os dados do Estudo de Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Bolas e Derivados (Abicab) do ano de 2022 compartilhou que a produção de chocolate tradicional cresce 10% por ano no Brasil, enquanto a média do mercado gourmet já está girando em torno de 20%. 

As lojas de doces caseiros têm custo baixo para iniciar, porém é importante sempre fazer uma pesquisa de preço com os fornecedores e analisar a qualidade do produto. Você pode usar os utensílios da própria cozinha. 

2 – Loja virtual de roupas de bebês 

Além de ser um assunto que as mães sabem, é uma ótima opção para montar um negócio. E hoje em dia tem duas maneiras para poder trabalhar com loja de roupas de bebê: loja física e online. 

3 – Loja de roupas 

Uma boa forma de ganhar dinheiro também é abrir lojas de roupas de adultos, você também tem duas opções de vender: online ou presencialmente, tudo vai depender das suas possibilidades. Se preferir abrir uma loja física busque por um local apropriado para conseguir expor todos os seus produtos, não precisa ser grande e sim confortável. 

Outro truque é apostar bastante na decoração e comprar roupas em atacado para vender. 

Veja também: Direitos e leis trabalhistas para as mães; veja quais são

4 – Spa para gestantes 

É uma ideia que muitas mulheres não pensam, mas quando uma mulher está grávida acontece alterações hormonais que deixam a grávida estressada além de outras preocupações com a gravidez e com a saúde do bebê, ansiedade, tudo isso influencia no humor e no psicológico. Por isso que é bom ter um lugar onde a grávida pode descansar e relaxar, é uma ótima ideia que pode gerar dinheiro. 

5 – Revenda de Cosméticos 

Uma área que tem sucesso até hoje, principalmente pelas donas de casa é revender cosméticos. Pode ser por catálogo ou até mesmo recebendo produtos em casa, tem diversas empresas nesse ramo que oferece esse tipo. Além disso, a vendedora recebe comissão por cada item que for vendido. 

Esse tipo de negócio é preciso ter boa comunicação, pois envolve simpatia e todo um envolvimento para conseguir articular a venda com a pessoa. 

Veja também: 1.200,00 para mães solteiras: como se cadastrar para receber?

você pode gostar também